ANÁLISE DE DISCURSOS COM FOUCAULT : DISCURSIVIDADES FRATURADAS E SUBJETIVIDADES

Authors:MARIA DO ROSÁRIO GREGOLIN 2, DENISE GABRIEL WIZEL 1, IVÂNIA NEVES 3
Institution1 UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ (PARANÁ/BRASIL), 2 UNESP-FCL-AR - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - Julio de Mesquita Filho (SÃO PAULO/BRASIL), 3 UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (PARÁ/BRASIL)

Abstract

O propósito deste simpósio é criar um espaço para discussão e divulgação de trabalhos que analisam discursos – verbais, visuais, verbo-visuais – à luz das formulações teóricas de Michel Foucault, problematizando questões que o mundo contemporâneo nos coloca e sobre as quais podemos nos debruçar a fim de compreendermos e descrevermos o funcionamento da língua(gem) na produção de sentidos, sujeitos e verdades. Partindo do princípio de que na obra foucaultiana a categoria «discurso» é um conceito fundante tanto da sua arqueologia do saber quanto de seus prolongamentos em uma genealogia do poder e na história crítica da subjetivação, alguns pontos são essenciais para analisarmos discursos com Foucault. Nessa perspectiva, é necessário: a) acolher o discurso como prática que deriva da formação de saberes sobre os sujeitos e como lugar onde saber e poder se articulam; b) analisar as relações entre os dispositivos e as formas de produção e circulação de discursos, considerando as transformações nas formas de dizer na atualidade de diferentes discursos (políticos, midiáticos, científicos etc.); c) considerar o corpo como objeto discursivo, ou seja, como matéria significante (re)produtora de sentidos e de subjetividades. Ao promovermos um encontro entre pesquisadores interessados nesses enfoques, contamos debater especialmente a questão : em uma atualidade marcada pela onipresença das mídias, como é possível pensar as articulações entre regimes discursivos e a produção de verdades e de subjetividades? Nossa expectativa é, por meio das respostas, tratar de questões epistemológicas, teóricas, metodológicas e analíticas que sustentam, sob a ótica foucaultiana, discussões sobre as formas fraturadas das discursividades contemporâneas, que envolvem múltiplas materialidades.

Keywords: Discurso, Sujeito, Foucault


Minicurrículo:

MARIA DO ROSÁRIO GREGOLIN

Livre-docente em Análise do Discurso e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP-Araraquara). Docente do Departamento de Linguística, da UNESP-Araraquara. Orientadora de doutorado, mestrado e iniciação científica e supervisora de pós-doutorado na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Bolsista de PQ-CNPQ, com projeto na área de Análise do Discurso.



DENISE GABRIEL WIZEL

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP–FCLAr, com estágio doutoral na Université Louis Lumière, Lyon II, França. Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós Graduação em Letras – Mestrado - da UNICENTRO, Guarapuava, PR. Coordenadora do Laboratório de Estudos do Discurso da Unicentro (LEDUNI) cujos trabalhos se orientam teoricamente pelos estudos discursivos foucaultianos e elegem como temas: ensino da língua, produção de subjetividades/identidades e mídia.



IVÂNIA NEVES

Doutora em Linguística na área de Análise do Discurso pela Unicamp. Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará. Prêmio Jabuti 2000, na categoria didático. Desenvolve pesquisas com sociedades indígenas Tupi e experimentações didáticas com as novas tecnologias da informação. Docente do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará e docente dos Programas de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação de Comunicação, Cultura e Amazônia.