LITERATURA LUSÓFONA CONTEMPORÂNEA

Authors:CARLA CRISTINA FERNANDES SOUTO 1, ODAIR JOSÉ MOREIRA DA SILVA 1, MICHELLE RUBIANE DA ROCHA LARANJA 1
Institution1 IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (São Paulo/Brasil)

Abstract

Este simpósio propõe uma reflexão sobre a produção literária em língua portuguesa a partir da segunda metade do século XX, tendo em vista a necessidade de ampliação dos estudos de obras de autores mais recentes. Neste contexto, os aspectos culturais locais destacam-se sem perder de vista sua relação e entrelaçamento com outras culturas. O advento da contemporaneidade apresenta uma diversidade de estilos, de concepções ideológicas e artísticas que postula um olhar mais aberto, mais crítico em relação às questões acerca das identidades culturais. Desta forma, pretende-se que o simpósio promova um espaço mais amplo de questionamentos em torno das maneiras como a Literatura representa, modifica, ou transcende os contextos com os quais dialoga, lançando mão de recursos estéticos particulares. Diante do exposto, o simpósio “Literatura lusófona contemporânea”, proposto pelo GPLEC- IFSP (Grupo de Pesquisa em Literatura e Estudos Culturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) aceitará comunicações que envolvam pesquisas em Estudos Culturais, Estilística, Literatura Comparada, Semiótica, Teoria Literária, Crítica da Cultura, tendo como base as Literaturas Lusófonas em suas diversas manifestações - prosa, poesia e drama -, bem como seus diálogos com outras artes.  Com isso, espera-se que os debates tragam olhares complementares que possam superar visões restritas e isoladas das produções literárias atuais, abrindo caminhos para novas discussões.

Keywords: Literatura, Lusofonia, contemporaneidade, Cultura, Identidade


Minicurrículo:

CARLA CRISTINA FERNANDES SOUTO

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP,  trabalhando com disciplinas do  curso de Licenciatura em Letras e coordenando o GPLEC. 



ODAIR JOSÉ MOREIRA DA SILVA

Mestre e doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo. Pela mesma universidade, possui pós-doutorado em Semiótica e Linguística Geral. Atualmente, é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo - IFSP - , Campus São Paulo. É membro pesquisador do GPLEC - Grupo de Pesquisa em Literatura e Estudos Culturais do IFSP.



MICHELLE RUBIANE DA ROCHA LARANJA

Possui mestrado e doutorado em Letras (Teoria da Literatura) pela UNESP de São José do Rio Preto. Atualmente é professora efetiva do IFSP, câmpus São Paulo, e vice-líder do GPLEC (Grupo de Pesquisa em Literatura e Estudos Culturais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria e Crítica da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, violência, gênero, exclusão, contemporaneidade, literatura brasileira moderna e contemporânea e literatura infantojuvenil.