LÍNGUA E LITERATURA: PERSPECTIVAS TRANSDISCIPLINARES DE ENSINO E PESQUISA

Authors:KÊNIA MARA DE FREITAS SIQUEIRA 1, LEONICE DE ANDRADE CARVALHO 1
Institution1 UEG - Universidade Estadual de Goiás (Brasil)

Abstract

LÍNGUA E LITERATURA: PERSPECTIVAS TRANSDISCIPLINARES DE ENSINO E PESQUISA

 

Este simpósio tem o objetivo de congregar discussões sobre a natureza transdisciplinar do ensino de língua e literatura, concebendo-as como uma unidade que somente se dissocia para fins didático pedagógicos. Em outras palavras, literatura é uma intrincada expressão linguística que carrega inúmeras questões que estão na base das relações socioculturais, históricas e políticas de um povo, mas que, nem sempre são percebidas como tal. Assim, esse caráter inter e transdisciplinar das linguagens, sejam literárias ou outras, abarcam elementos tanto linguísticos como poéticos e ideológicos que possibilitam a abordagem transversal de temas que ora se interseccionam ora instauram discussões acerca de questões ainda desafiadoras na busca pela autonomia e humanização do sujeito, como: questões do gênero, da sexualidade, de identidades, de pertencimento, expressos por meio dos mecanismos linguísticos que conferem aspectos diversos ao texto, compreendido como lugar de se pronunciar face às questões que emergem dos tantos novos comportamentos, muitas vezes traduzidos em simples palavras, nomes ou aspectos semânticos formais ou lexicais que permeiam os textos.  Para Wittig (apud BUTLER, 2017), falar (e escrever) é um ato de poder; a literatura oferece possibilidades de vivenciar experiências linguístico literárias pelo uso de mecanismos gramaticais e lexicais, de forma a ampliar o poder da linguagem de agir sobre o real. Este Simpósio busca reunir estudiosos que, além do interesse pelo tema, possam contribuir para ampliação das pesquisas no âmbito dos estudos literários e da linguagem evidenciando léxico, onomástica, semântica, as questões da leitura e sua recepção, o texto literário e suas perspectivas estética e ética com base teórica em Biderman (2001), Carvalhinhos (2003), Siqueira (2017) Dick (1990). Espera-se que as discussões iniciadas possam se configurar como uma oportunidade convergir inúmeras visões sobre a relação língua, literatura e ensino.

 

Palavras-chave: Linguagem. Gênero. Identidade. Cultura.

 

 

Keywords: Linguagem , Gênero, Identidade , Cultura


Minicurrículo:

KÊNIA MARA DE FREITAS SIQUEIRA

Graduada em Pedagogia (1984) e Letras (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Pós-doutorado pela Universidade de Brasília (2015). Professora titular de Linguística da Universidade Estadual de Goiás. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI). Desenvolve projetos de pesquisa em Lexicologia, Onomástica e relações entre língua, literatura e cultura.

 



LEONICE DE ANDRADE CARVALHO

Doutora em Teoria literária, Universidade de Brasília, mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás e graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás. É professora do Instituto Federal Goiano, Campus Urutaí. É professora de Língua Portuguesa e Literatura e disciplinas pedagógicas. Com experiência em pesquisas relacionadas à Literatura, Educação, Estudos de gênero e formação de leitores. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Literando: compreensão leitora.