REFLEXÕES E DESAFIOS NOS ESTUDOS EM MULTIMODALIDADE

Authors:THAIS LUDMILA DA SILVA RANIERI 1, PALOMA PEREIRA BORBA PEDROSA
Institution1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (Pernambuco/Brasil)

Abstract

Na contemporaneidade, a democratização do acesso às tecnologias digitais e o engajamento da sociedade nas mídias sociais vêm propiciando mudança na maneira como as pessoas agem e interagem socialmente. No tocante a experiência de recepção e produção de textos dos mais diversos gêneros, chama atenção o fato de que o uso consciente e orquestrado de diversos modos de representação da linguagem, como imagem, tipografia, cor e música, demanda a formação de um novo perfil de usuário. Nesse cenário, a percepção da multimodalidade como um traço constitutivo dos gêneros, posto que, segundo Kress e van Leween (1996, p. 183), “qualquer texto cujos sentidos são produzidos através de mais de um código semiótico e multimodal”, não pode ser ignorada por estudiosos e pesquisadores da linguagem. Uma breve análise dos textos que nos circundam e que fazem parte do nosso cotidiano revela que cada modo composicional empregado em sua produção desempenha um importante papel para que seja alcançado um determinado propósito comunicativo. Moldados cultural, histórica e socialmente, esses conjuntos atuam conjuntamente na construção dos sentidos. Desta forma, entendendo a comunicação como uma atividade que envolve vários recursos semióticos além da língua, as pesquisas com abordagens multimodais têm se dedicado a analisar o uso dos modos em contextos diversos de produção de sentidos. O objetivo, pois, deste simpósio, é reunir trabalhos, em desenvolvimento ou já concluídos, que se proponham a discutir a abordagem multimodal como pressuposto teórico, método e/ou ferramenta analítica para a compreensão do potencial dos mais variados recursos semióticos usados na produção de gêneros diversos. Através da discussão empreendida, esperamos contribuir para o fortalecimento das pesquisas em multimodalidade, no seu viés interdisciplinar, social e interacional.

Keywords: multimodalidade, recursos semióticos, produção de sentidos


Minicurrículo:

THAIS LUDMILA DA SILVA RANIERI

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Tem interesse por trabalhos que atuam numa relação multimodal da língua em associação com semioses diversas. Profissionalmente atua na UFRPE na Unidade de Serra Talhada como Professora Adjunto 2 na área de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Língua Portuguesa. Também coordena o PIBID  Compõem a direção do GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Norte e Nordeste) no biênio 2016-2018.



PALOMA PEREIRA BORBA PEDROSA

Doutora em Letras (2013) pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Tem experiência profissional nas áreas de Língua Portuguesa e Produção de Textos, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Atua como pesquisadora na área de Linguística, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Leitura e produção textual, Estudo dos Gêneros Textuais, Retórica e Multimodalidade.