MUDANÇA LEXICAL NO PORTUGUÊS AO LONGO DOS SÉCULOS

Authors:GRAÇA MARIA DE OLIVEIRA E SILVA RIO-TORTO 1
Institution1 UC - Universidade de Coimbra (Portugal)

Abstract

O léxico da língua portuguesa desde sempre foi sujeito a mudanças — uma mais siginificativas que outras — na sua arquitetura, nos seus padrões de formação de palavras, nos recursos morfolexicais e morfossemânticos ao serviço desta.

Os sucessivos períodos de reorganização estrutural do léxico da língua portuguesa acompanham as demais alterações da língua nos diferentes sectores, nomeadamente na fonologia, na morfologia, na semântica, na sintaxe e na pragmática.

Neste simpósio intenta-se descrever e analisar algumas dessas mudanças, os domínios de aplicação das mesmas, as suas motivações e as suas repercussões, dentro do léxico, na língua, na periodização desta, na organização das diferentes tipologias textuais, entre muitos outros aspetos. A base empírica do estudo pode ser o português do Brasil, vernacular ou não, o Português de Portugal, hodierno ou de épocas pretéritas, ou o que é usado nos demais países de língua oficial portuguesa, em qualquer uma das suas variedades diatópicas, diastráticas e/ou diafásicas.

O enquadramento teórico pode ser diverso, pois a heterogeneidade é uma fonte de riqueza explicativa que importa cultivar.

Será dada preferência a léxicos não técnicos, por estes serem hoje em dia marcados por maior internacionalização mas, dadas as ténues fronteiras entre alguns léxicos de especialidade e o da língua comum e coloquial, poderá ser difícil demarcar tais limites.

Keywords: Formação de Palavras, Léxico, Morfologia, Semântica, História da Língua


Minicurrículo:

GRAÇA MARIA DE OLIVEIRA E SILVA RIO-TORTO

Prof. Catedrática da Universidade de Coimbra, tem vasta obra publicada no âmbito da formação de palavras em Português.