ANÁLISE COMPARATIVO-DISCURSIVA DE GÊNEROS CIENTÍFICOS

Authors:MARIA GLUSHKOVA 1, RAPHAEL BESSA FERREIRA 1
Institution1 USP - Universidade de São Paulo (São Paulo, Brazil)

Abstract

O objetivo deste simpósio é congregar trabalhos da área da Análise do Discurso desenvolvidos pelos Grupos de Pesquisa Diálogo (FFLCH, USP) e LAESP (DLLT, UEPA), conforme visão interacionista de Bakhtin e da Análise Comparativa do Discurso (CLESTHIA/CEDISCOR – Sorbonne Nouvelle, Paris 3), que discutam questões inerentes às características, estruturas e usos do gênero científico (MARCUSCHI, 2000), bem como aos aspectos culturais existentes em tais gêneros, conforme uma abordagem contrastiva. Serão bem-vindas propostas que problematizem o funcionamento linguístico deste gênero (seja enquanto resumo, resenha, artigo, monografia, dentre outros), mais precisamente quanto ao seu formato de divulgação científica, cujo método de análise enfoque as estratégias discursivas de divulgação do conhecimento tanto em relação à esfera científica quanto a outras esferas enunciativas. Desta feita, noções ligadas à divulgação do conhecimento científico ao público acadêmico, e também não acadêmico, serão abordadas enquanto formas comunicativas que refratam e refletem a realidade científica de um modo de se escrever ciência e sobre a comunicação a outros públicos (leigos) acerca da ciência. Com isso, comparar o gênero de discurso científico em comunidades etnolinguísticas distintas se faz de suma relevância para o presente simpósio, visto que há, em cada país, um estilo científico que pressupõe ao enunciador o uso de uma linguagem objetiva, direta, padronizada e estabelecida segundo a norma técnica que fundamenta e convenciona a produção e divulgação do saber naquela cultura, tendo em vista que, conforme Bakhtin, os gêneros discursivos devem ser pensados culturalmente a partir de temas, composição e estilo, que representam o enunciado e as formas estáveis de enunciados (gêneros).

Keywords: Análise Comparativa, Análise comparativa discursiva, Gêneros Científicos, Discurso


Minicurrículo:

MARIA GLUSHKOVA

Possui graduação em Língua russa para estrangeiros pela Universidade Estatal de São Petersburgo СПбГУ (2007), mestrado em Língua Russa para Estrangeiros pela Universidade Estatal de São Petersburgo СПбГУ (2009) e doutorado em Língua Russa pelo Instituto Estatal da Lingua Russa Pushkin (Moscou, 2013). Efetuando o Pós-Doutorado em Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Bolsista da fundação FAPESP. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Diálogo (Universidade de São Paulo).



RAPHAEL BESSA FERREIRA

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Mestre em Literatura Brasileira pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2010). Graduado em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade da Amazônia (2008). Aprovado em 1º lugar para o cargo de Professor Assistente da Cátedra de Literatura da Universidade do Estado do Pará. Professor Assistente IV, Dedicação Exclusiva, da UEPA.