FORMAÇÃO DOCENTE, MULTILETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors:OBDÁLIA SANTANA FERRAZ SILVA 1, FABÍOLA SILVA DE OLIVEIRA VILAS BOAS 2, ÚRSULA CUNHA ANECLETO 1
Institution1 UNEB - Universidade do Estado da Bahia (Bahia/Brasil), 2 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana (Bahia/Brasil)

Abstract

Os debates sobre o trabalho com a linguagem e seus aspectos sociais, na Educação Básica, que trazem no seu âmago a formação do professor de Língua Portuguesa, interessam a este simpósio, que tem como objetivos: estabelecer diálogos com estudos que promovam reflexões teórico-práticas sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa, sobretudo o trabalho pedagógico com leitura e escrita, na sala de aula, na perspectiva dos multiletramentos; compartilhar discussões acerca da formação docente, relacionando-a aos princípios que sustentam a prática pedagógica do professor, às novas formas de ler e escrever na contemporaneidade e ao sujeito que a escola pretende formar, no âmbito de uma sociedade marcada pelo uso das tecnologias digitais. Sob essa ótica, pretende-se discutir sobre o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, considerando os contextos multissemiótico, multimodal e hipermidiático, que colocam desafios aos sujeitos, no âmbito da educação básica, exigindo do professor de Língua Portuguesa formação e atuação nas práticas sociais discursivas mediadas por tecnologias digitais, envolvendo os multiletramentos. Portanto, considerando os “Novos Estudos do Letramento” e a pedagogia dos multiletramentos, este simpósio acolherá pesquisas, em andamento ou concluídas, que estabeleçam diálogos entre a formação do professor de Língua Portuguesa e perspectivas teórico-metodológicas, a saber: práticas de gêneros textuais/discursivos nos processos de formação inicial e continuada de professores para a educação básica; leitura, produção e análise linguística que evidenciem os gêneros como instrumentos para práticas significativas em sala de aula; práticas de escrita no contexto de formação universitária e os modos de apreensão dos discentes de Língua Portuguesa sobre sua formação profissional; percursos de letramento do professor e narrativas de formação. Espera-se que este simpósio se constitua em um espaço dialógico de reflexões sobre práticas de multiletramentos na formação docente, ampliando o debate para os letramentos nos diversos contextos educacionais, incluindo a pedagogia universitária.

Keywords: Ensino e aprend. de Língua Portuguesa, Formação Docente, Letramentos, Multiletramentos


Minicurrículo:

OBDÁLIA SANTANA FERRAZ SILVA

Professora Adjunta do Departamento de Educação, Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Atua na área de Letras, com Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (MPED/UNED). Realiza pesquisas sobre letramentos, multiletramentos, formação docente, ensino de Língua Portuguesa, leitura, escrita, autoria, plágio; Tecnologias digitais.



FABÍOLA SILVA DE OLIVEIRA VILAS BOAS

Professora Assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua na interface Letras e Educação, com Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Na pós-graduação, atua no PROFLETRAS e no Mestrado em Educação (UEFS). Na pesquisa, investiga sobre formação de professores, percursos de letramento de professores, formação do leitor e do professor leitor, narrativas (auto)biográficas.



ÚRSULA CUNHA ANECLETO

Professora Assistente do Departamento de Educação do Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua na área de Letras com Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação. Na pós-graduação, atua como docente e coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNED). Na pesquisa, investiga sobre Ensino de Língua Portuguesa e TIC, Prática Pedagógica, Multiletramentos