ANÁLISE LINGUÍSTICA, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PERSPECTIVAS BAKHTINIANAS E SOCIOLINGUÍSTICAS

Authors:MARIDELMA LAPERUTA MARTINS 1, MARIANGELA GARCIA LUNARDELLI 1
Institution1 UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Paraná/Brasil)

Abstract

Organizado pelo grupo de pesquisa (CAPES/CNPq) Análise Linguística, Ensino e Formação – ALEF – do Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, este simpósio tem como objetivo congregar pesquisas, estudos e experiências que se voltem para a análise linguística (cf. SUASSUNA, 2002; GERALDI, 1999), a partir das perspectivas teóricas da Sociolinguística (preferencialmente, em sua vertente educacional) e do Círculo de Bakhtin (sobretudo, os conceitos de enunciado e gênero do discurso). Consideram-se também pesquisas sobre formação de professores de Língua Portuguesa da educação básica e sobre práticas de ensino, nas quais se incluem análise de material didático, análise de atividades de leitura, escrita e oralidade, embasadas nas correntes teóricas referidas. A Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005; CYRANKA, 2011, 2013) tem se preocupado com a ampliação da competência linguística de alunos tanto do Ensino Fundamental como do Médio, proporcionando-lhes condições de refletirem sobre questões linguísticas e no uso da língua considerando os diversos contextos sócio-interacionais, além de desenvolver uma consciência sobre a heterogeneidade da língua, que varia no espaço (físico e social) e muda no tempo. Essa consciência é fator auxiliador no combate a preconceitos linguísticos e sociais (BAGNO, 1999). Os postulados do Círculo de Bakhtin de base filosófico-linguística, consideram vida e arte pelo prisma das relações dialógicas, as quais pressupõem linguagem, caracterizada como concreta e assinada, constituída na relação eu/outro. Os conceitos de dialogia, alteridade e responsividade, mediados e situados pela linguagem, permeiam as análises linguísticas, ancoradas nos conceitos de enunciado e gênero discursivo (BAKHTIN, 2016). Dessa forma, são bem vindas investigações e discussões que apresentem desenvolvimento e/ou resultados sobre a proposição de análise linguística em práticas de ensino: em material didático, em textos de diversos gêneros discursivos, em produção e refacção textual

Keywords: Análise Linguística, Sociolinguística Educacional, Círculo de Bakhtin


Minicurrículo:

MARIDELMA LAPERUTA MARTINS

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Foz do Iguaçu. Atua no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn). Suas pesquisas investigam a gramática da língua portuguesa (sintaxe), segundo a perspectiva da Teoria da Variação/Sociolinguistica e questões relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, segundo a mesma teoria, na sua abordagem Educacional



MARIANGELA GARCIA LUNARDELLI

Doutora em Estudos da Linguagem, professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Foz do Iguaçu. Atua no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn). Suas pesquisas investigam o trabalho dos gêneros discursivos no contexto escolar e a formação docente inicial/continuada, seguindo a perspectiva de base filosófico-linguística do Círculo de Bakhtin e a perspectiva didático-metodológica de Saviani/Gasparin