CAMINHOS PARA O ENSINO DE LEITURA E A DA ESCRITA NO BRASIL E SUAS RELAÇÕES COM AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO

Authors:ALEXANDRA SANTOS PINHEIRO 1, EDILAINE BUIN 1, RITA MARIA DECARLI BOTTEGA 2
Institution1 UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (MS BRASIL), 2 unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PR BRASIL)

Abstract

Neste simpósio, objetivamos reunir comunicações resultantes de pesquisas voltadas para a leitura (literária e não literária) e para a aquisição da escrita. Esperamos que estes trabalhos promovam um debate maior acerca de um ensino de Língua que concebe a linguagem de uma forma dinâmica, a qual se transforma constantemente e tem a capacidade de transformar; modifica os que a utilizam ao mesmo tempo em que é modificada por eles, em constante processo de (re) construção. Em todas as ações linguísticas, um outro está presente e a ele estão vinculadas as escolhas dos temas e dos recursos linguísticos do texto produzido. Neste sentido, compreender e dominar uma língua não é simplesmente incorporar um conjunto de itens lexicais (vocabulário), nem prender um conjunto de regras (gramática); nem mesmo, a partir de um conjunto de máximas e princípios sobre algum tema, pretender participar de uma conversação. Da mesma forma que acontece com a aprendizagem da leitura, aprender a escrever com significado requer que, antes da inserção do exercício motor do desenho das letras associados às imagens sonoras, o aluno esteja enriquecido de repertório construído em experiências para que possa “apagar o visual”, o material, dado pelas letras que formam palavras, conseguir produzir os significados. E esse movimento, necessário para que se chegue à leitura e escrita proficientes, também depende de fatores extralinguísticos, relacionados às praticas de letramento. Todos os trabalhos que consideram essas práticas, voltados para esta concepção de língua e de escrita, serão bem-vindos a este simpósio para que, ao final, encontremos, no coletivo, alternativas para pensar o ensino de língua materna no Brasil.

Keywords: Letramentos, leitura, escrita


Minicurrículo:

ALEXANDRA SANTOS PINHEIRO

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados, doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007Suas pesquisas e publicações estão voltadas, principalmente, aos temas: Literatura e gênero; História da Leitura e Ensino da Literatura. Quanto aos trabalhos de extensão, atua na Formação Continuada de Professores, com ênfase no Letramento Literário. 



EDILAINE BUIN

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD, doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), nas áreas de Linguística Textual e de Aquisição da Escrita, respectivamente. Acumula experiência no ensino superior e básico, e também na formação continuada de professores. 



RITA MARIA DECARLI BOTTEGA

professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e doutora em Educação (2010) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, licenciatura, estágio supervisionado de Língua Portuguesa e formação de professores. Docente no Mestrado Profissional de Letras - PROFLETRAS/UNIOESTE.