LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM E PESQUISA

Authors:DANIELA MARIA SEGABINAZI 1, RENATA JUNQUEIRA SOUZA 2, ÂNGELA BALÇA 3
Institution1 UFBP - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (Paraíba/Brasil), 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (São Paulo/Brasil), 3 ÉVORA - UNIVERSIDADE DE ÉVORA (Portugal)

Abstract

O gênero literatura infantil e juvenil no Brasil e no Mundo continua em processo de mutações e transformações, que o consolidam como arte e literatura altamente refinada, sobretudo, com qualidade estética. Nestes termos, conhecer, analisar e revisitar obras e autores, bem como práticas e representações de comunidades de leitores e leituras são fundamentais para o reconhecimento do gênero, tão diverso e multifacetado. Do mesmo modo, estendemos a importância para debates e discussões no campo da educação, que, historicamente, apresenta uma estreita ligação com a literatura infantil e juvenil, exigindo sempre atualização e revisão pedagógica. Assim, o propósito desse simpósio é reunir pesquisas e relatos de experiências sobre questões que envolvem a literatura infantil e juvenil em diversos espaços, formais e não formais da educação, e de outras áreas do conhecimento. Temos por interesse socializar as mais diversas correntes e teorias de abordagem que tenham por objeto a literatura infantil e juvenil em suas variadas manifestações. Entre os temas de interesse do simpósio, destacamos alguns: literatura infantil para ler e contar, leitura literária e ensino, estratégias e práticas de leitura literária, ilustração e os livros ilustrados, o texto literário infantil e juvenil e suas multimodalidades, a literatura infantil e juvenil digital, poesia & prosa infantil e juvenil, o texto dramático para crianças e jovens, a literatura oral e popular, entre outros temas que agregam e somam-se ao debate, às pesquisas e ao ensino de literatura.

Keywords: literatura infantil, literatura juvenil, ensino, pesquisa


Minicurrículo:

DANIELA MARIA SEGABINAZI

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e do Curso de Graduação em Letras da UFPB. Líder do grupo de pesquisa “Estágio, ensino e formação docente” (GEEF - http://www.ufpb.br/geef) e membro do Grupo de Trabalho Literatura e Ensino da ANPOLL. Tem publicações na área de literatura infantil e juvenil, ensino de literatura e letramento literário e formação de professores.



RENATA JUNQUEIRA SOUZA

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e da Graduação em Pedagogia da UNESP. Líder do grupo de pesquisa “Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário”, coordenadora do CELLIJ, membro do GT Literatura e Ensino ANPOLL. Publicações na área de Literatura Infantil e estratégias de leitura.



ÂNGELA BALÇA

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, Portugal. Professora na Universidade de Évora, no Curso de Doutoramento em Ciências da Educação, na Licenciatura em Educação Básica e no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho, Portugal. Tem publicações na área de Literatura Infantil, Formação de Leitores e Educação Literária.