ESTUDOS SOBRE A APRENDIZAGEM-ENSINO DO DISCURSO ESCRITO NA SALA DE AULA

Authors:ANDRÉA PESSÔA DOS SANTOS 2, CECÍLIA M. A. GOULART 1
Institution1 UFF - Universidade Federal Fluminense (RJ/Brasil), 2 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (RJ/Brasil)

Abstract

As investigações que realizamos têm focalizado aspectos dos processos de produção do discurso em diferentes momentos do processo de escolarização, desde a Educação Infantil, incluindo a Educação de Jovens e Adultos. Analisando situações concretas de sala de aula/espaços educativos, buscamos compreender os modos como crianças, jovens e adultos vivenciam os processos e neles agem, alfabetizando-se e ampliando sua inserção no mundo letrado. O principal eixo abordado tem sido o processo de aprendizagem-ensino do discurso escrito, materializado em forma de textos. Ao olharmos para os movimentos de aprendizagem, sobressaem os movimentos de ensino, tornando difícil separá-los completamente, ainda que seja por uma questão metodológica. Esses estudos nos obrigam também a enfrentar a materialidade social do discurso no espaço da produção entre os sujeitos, sem perder de vista o sistema, de um lado, e a criação, de outro. Assim, o Simpósio pretende reunir pesquisas que articulem aspectos dos processos de produção do discurso escrito na escola, focalizando modos como crianças, jovens e adultos vivenciam os processos e neles agem, aprendendo a ler e a escrever. A fundamentação bakhtiniana tem sido a nossa principal orientação teórico-metodológica, aliada à compreensão dos princípios do paradigma indiciário de Ginzburg, para ir além da superfície opaca do discurso e revelar marcas culturais e sociais que falam de histórias dos sujeitos cuja produção de textos é estudada na perspectiva das situações de enunciação.

Keywords: Discurso escrito, Bakhtin, aprendizagem, ensino da escrita


Minicurrículo:

ANDRÉA PESSÔA DOS SANTOS

professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Caxias, Rio de Janeiro/Brasil. Doutora em Educação, 2015, UFF. Doutorado Sanduíche na Università degli Studi di Bari (Itália), como bolsista PSDE/CAPES, 2013. Mestre em Educação, 2008, UFF. Pós-graduada em: Leitura e produção de texto, 2005, IL/UFF; Literatura Infanto-juvenil, 1999, IL/UFF e Psicopedagogia, 2002, UFBA. Graduada em Pedagogia, 1993, UFF.



CECÍLIA M. A. GOULART

professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro/Brasil. Doutora em Letras, 1997. Líder do grupo de pesquisa/CNPq ‘Linguagem, cultura e práticas educativas’, desde 2002. Pós-doutoramento, 2014, UNICAMP. Coordenadora do PROALE - Programa de Alfabetização e Leitura (2002-2014), na UFF. Coordenadora do GT Alfabetização, leitura e escrita, da ANPEd (1998-1999). Vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização – ABAlf (2012-2014).