AS CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS SOBRE O SUJEITO-PROFESSOR: CONTORNOS IMAGÉTICOS NO ENTREMEIO DA HISTÓRIA

Authors:VALDOMÉRIA NEVES DE MORAES MORGADO 1
Institution1 IF Goiano - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia Goiano (Goiás/Brasil)

Abstract

Este simpósio objetiva abarcar pesquisas que analisem discursos que envolvem o horizonte educacional via sujeito-professor (formação, atuação, o modo como o/nos vemos), constituído por práticas discursivas advindas de diferentes dispositivos, oficiais ou não. Esses discursos, pensados em cada instância de aparição, são capazes de promover imagens que se disseminam e sustentam discursos identitários, provocando, de certa forma, a multiplicação do sujeito-professor, dentro ou fora da sala de aula. Isso implica mutuamente as relações de poder e saber, asseverando representações que permeiam as formações imaginárias e discursivas historicamente constituídas, mas que não se apresentam de modo pacífico. Partimos do pressuposto de que essas construções discursivas, ao promoverem saberes, estabelecem relações de poder, constituem formas de controle e de domínios de verdade sobre a imagem que se quer do professor, a partir das práticas discursivas a elas vinculadas. Assim se desenha o eixo deste simpósio, aberto para acolher trabalhos cuja tessitura teórica se dá pela Análise do Discurso de orientação francesa e de demais áreas afins tais como a Educação, a História, a Filosofia etc. com o objetivo de discutir e analisar os desdobramentos discursivos que envolvem o conceito de educação atrelado à figura do sujeito-professor, que é marcado pela história e por processos de subjetivação.

Keywords: Discurso, Professor, Saber, Poder, Imagem/Identidade


Minicurrículo:

VALDOMÉRIA NEVES DE MORAES MORGADO

Doutora e Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres, Goiás, Brasil. Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Análise do Discurso de orientação francesa e foco temático e de pesquisa sobre discurso, saber/poder, professor, verdade.