METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL

Authors:TANIA DENISE MISKINIS SALGADO 1, MARTONIO FRANCELINO 2
Institution1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RG / Brasil), 2 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (PE / Brasil)

Abstract

Atualmente as Instituições de Ensino Superior têm se deparado com inúmeros desafios dentre os quais destacam-se as metodologias de ensino e aprendizagem. Percebe-se, ainda que timidamente, um crescente emprego das chamadas metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem-Based Learning), Sala de Aula Invertida, Peer Instruction (PI), Just-in-Time Teaching (JiTT), Aprendizagem Baseada em Times (TBL), Estudos de Caso, dentre outras. Ao contrário do modelo convencional, essas metodologias buscam, em sua maioria, utilizar os problemas, projetos ou temas relevantes para motivar, instigar ou debater, estimulando o estudante para uma aprendizagem ativa, com a construção do conhecimento ao invés de recebê-lo de forma passiva. Essas metodologias ativas, além de trabalharem com aspectos conceituais, objetivam desenvolver habilidades e atitudes tidas como importantes para prática profissional efetiva, podendo ser utilizadas concomitantemente com as chamadas novas tecnologias, como internet, videoconferência, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outras. Nesse contexto, o objetivo deste Simpósio é constituir um amplo espaço para discussões e debates sobre o uso de metodologias ativas no ensino superior, seja no ciclo básico ou no profissional. Pretende-se abordar aspectos como a elaboração de material didático, a capacitação de professores, a aquisição de habilidades, o desenvolvimento de metodologias de ensino, o fortalecimento da aplicação da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade. Aspectos conceituais e didático-pedagógicos serão discutidos por meio de relatos de experiências, relacionados com a melhoria da qualidade do ensino nas Instituições de Ensino Superior no mundo.

Keywords: Metodologias Ativas, Ensino Superior, aquisição de habilidades, aprendizagem ativa


Minicurrículo:

TANIA DENISE MISKINIS SALGADO

Graduação em Engenharia Química  e Bacharelado em Química, mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais e doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada e Orientadora do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino, formação de professores. 



MARTONIO FRANCELINO

Atualmente é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho - UACSA. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (1991), especialização em Segurança do Trabalho pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco/FESP (1992) e mestrado em Engenharia Civil - Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Pesquisa sobre metodologias ativas aplicadas no ensino das engenharias.