TEORIA DIALÓGICA DO DISCURSO: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors:PATRÍCIA SILVA ROSAS DE ARAÚJO 1, ALIXANDRA G. R. DE MEDEIROS E OLIVEIRA 2
Institution1 UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (PARAÍBA/BRASIL), 2 UFPB – Universidade Federal da Paraíba - UFPB – Universidade Federal da Paraíba (BRASIL)

Abstract

O homem constitui-se como sujeito na e pela linguagem, pois esta é a condição fundamental para o processo de comunicação, que tem como material privilegiado a palavra. Partimos, do ponto de vista teórico, do princípio de que “todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem. (...) cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos de gêneros do discurso” (BAKHTIN, 2010, p, 261-262, itálicos do autor). Nesse sentido, este Simpósio investe em discussões e problematizações que reflitam sobre as relações dialógicas em gêneros discursivos usados em contextos de interação social, mais especificamente no âmbito escolar, justificando-se por  contribuir com reflexões que concebam os fenômenos linguístico-discursivos a partir de situações concretas de comunicação e de interação, uma vez que o cotidiano dos sujeitos é marcado por inúmeras práticas discursivas que colocam em atividade as múltiplas faces da língua. Os objetivos deste Simpósio consistem em reunir trabalhos voltados para abordagens enunciativas e dialógicas da linguagem, procurando descrever seu funcionamento em diferentes campos de comunicação discursiva – social, religioso, midiático, pedagógico –, bem como fomentar reflexões que estabeleçam a relação entre discursos e ensino de línguas, na tentativa de, a partir de ações pedagógicas, formar sujeitos leitores/escritores críticos via análises de enunciados concretos. Para tanto, aceita trabalhos que divulguem pesquisas – em andamento e/ou concluídas – fundamentadas na perspectiva da Teoria de Dialógica do Discurso e que trabalham os processos de produção de sentidos e de suas determinações histórico-sociais, seja no âmbito da análise de gêneros diversos, seja na análise destes gêneros em contextos de ensino-aprendizagem de línguas.

 

Palavras-chave: Teoria Dialógica do Discurso. Gêneros Discursivos. Ensino de Línguas.

 

Keywords: Teoria Dialógica do Discurso, Gêneros Discursivos, Ensino de Línguas.


Minicurrículo:

PATRÍCIA SILVA ROSAS DE ARAÚJO

Doutora em Linguística – PROLING/UFPB (2017), com doutorado sanduíche na Universidade Federal de Buenos Aires/UBA, Argentina; Mestra em Linguagem e Ensino pela UFCG ; Possui Especialização em Língua Portuguesa e graduação em Letras/Português UEPB. Professora da Educação Básica e do Ensino Superior. Atua nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, desenvolvendo pesquisas nas seguintes perspectivas: Análise Dialógica do Discurso, Teoria/Análise de Gêneros do Discurso, Leitura e Produção Textual, Formação de Professores.



ALIXANDRA G. R. DE MEDEIROS E OLIVEIRA

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – PROLING/UFPB, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), proc.88882.182506/2018-01; Mestra em Linguagem e Ensino pela UFCG; Especialista em Língua Portuguesa pela UEPB e graduação pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas sobre leitura, discurso e ensino de Língua Portuguesa, tendo como referências teórico-metodológicas estudos da Teoria Dialógica do Discurso, da Análise do Discurso, e da Linguística Aplicada.