FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO: EMBATES E PERSPECTIVAS

Authors:ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL 1, ELIANETH DIAS KANTHACK HERNANDES 2, JOSETE MARINHO DE LUCENA 1
Institution1 UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (PARAÍBA), 2 UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL JULIO MESQUITA (SÃO PAULO)

Abstract

Esse simpósio pretende fomentar discussões que permitam refletir, analisar e avaliar questões concernentes à formação continuada e inicial de professores de Língua Portuguesa e de Literatura e seus possíveis impactos nas escolas de Educação Básica. Esta intenção é motivada pelo fato de que, nos últimos anos a educação brasileira foi impactada por normatizações que influenciaram o cenário da formação de professores. Essas normas estão explicitadas nas disposições contidas no atual Plano Nacional de Educação, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada do Magistério e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação Inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Outro fato que permite vislumbrar mudanças importantes no cenário educacional brasileiro é promulgação, em dezembro próximo passado, da Base Nacional Curricular Comum.  Neste cenário de mudanças, o presente simpósio tem a intenção de abrir espaços para que venham, à luz, análises e perspectivas relativas a esse contexto, principalmente no que diz respeito à formação inicial e continuada de professores que têm a incumbência do ensino da Leitura, da Escrita e da Literatura na Educação Básica. Vivemos em um contexto cambiante e as reflexões sobre as tensões, perspectivas e contradições nesse campo de ação e de conhecimentos, se fazem cada vez mais necessárias. Desta forma, almejamos propostas que problematizem essa temática, visando qualificar o processo de formação dos professores, com o objetivo de oferecer um ensino qualificado de Língua Portuguesa e Literatura desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Keywords: formação continuada, formação inicial, Ensino de Língua Portuguesa


Minicurrículo:

ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL

Professora do Departamento de Letras Clássicas Vernáculas (DLCV) na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, mestre e doutora em Filologia e Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo - USP. Estágio de doutorado-sanduíche na Université Stendhal-Grenoble-França. Pesquisadora nos Grupos Práticas de leitura e escrita em português língua materna (USP) e Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação docente (GEEF/UFPB). Dedica-se aos temas: escrita, leitura, letramento, ensino, estágio e formação docente.



ELIANETH DIAS KANTHACK HERNANDES

Professora da FFC da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP de Presidente Prudente. Com Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado em Educação. Tem ampla experiência na área da Educação, pesquisando principalmente os seguintes temas: Política Educacional, Formação de professores e Ensino da Leitura e da Escrita nas séries iniciais da Educação Básica.



JOSETE MARINHO DE LUCENA

Professora do Departamento de Letras Clássicas Vernáculas (DLCV) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem Mestrado em Letras pela PPGL/UFPB e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP de Presidente Prudente. Pesquisadora Grupo de Pesquisa Estágio, Ensino e Formação docente (GEEF/UFPB). Trabalha com temas: Ensino de Língua Portuguesa, estágio supervisionado, escrita, leitura e formação docente.