PRODUÇÃO DE TEXTOS EM SALA DE AULA: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Authors:DENNYS DIKSON 1, EUDES DA SILVA SANTOS 1
Institution1 UFRPE/UAG - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (Pernambuco/Brasil)

Abstract

Ensinar e aprender a escrever não são tarefas fáceis. E quando se trata da criação de textos por crianças em fase inicial de escolarização ou recém-alfabetizadas, esse ensino e aprendizado ocorrem de maneira ainda mais complexa, sistemática e processual. É nesse momento que os sujeitos são apresentados a um universo letrado, o da escrita, das reescrituras, dos escritos; situação esta que evoca a escola – e os professores – a trabalhar tais processos de uma forma que propicie aos alunos ascensão em relação aos seus textos e melhoria e ampliação significativa de seu repertório linguístico-social naquilo que foi e/ou está sendo produzido. Conforme explicita Fayol (2014, 36), cabe “ao letramento, ou seja, ao conjunto das atividades humanas que recorrem à escrita”, fazer com “que as crianças descubram e compreendam” o que é necessário para se produzir textos. Nesse sentido, destacamos o papel fundamental das reflexões sobre o aprendizado e o ensino da escrita, suas manifestações, perspectivas e possibilidades concretas em ambiente escolar. Assim, o presente Simpósio tem como objetivo reunir discussões sobre pesquisas, estudos e investigações, a partir dos mais diversos olhares teórico-metodológicos que tomam o texto produzido em sala de aula e a escritura em seus diferentes processos de ensino e aprendizagem como objetos de estudo; sobretudo, visa elencar trabalhos relacionados à escrita de sujeitos recém-alfabetizados ou em processo de alfabetização, ou seja, análises realizadas a partir de dados que propiciem a compreensão sobre como se ensina e se aprende a escrever na escola.

Keywords: criação textual, ensino e aprendizagem, sala de aula, processos de escritura


Minicurrículo:

DENNYS DIKSON

Doutor em Letras e Linguística. Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG). Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras da UFRPE/UAG. Líder do Grupo de Pesquisa Texto, Escrita e Sala de Aula – TEcSA; coordenador do Laboratório do Texto e da Retextualização Escolar – LATRE (UFRPE/UAG); integrante do Grupo de Pesquisa Escritura, Texto & Criação (ET&C – UFAL).



EUDES DA SILVA SANTOS

Graduado em Letras, especialista em Formação de Professores e Ensino da Língua, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Integrante dos grupos de pesquisa Escritura, Texto & Criação (ET&C), da linha de pesquisa Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME); e do grupo Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA).