ABORDAGENS COMUNICATIVAS, ENUNCIATIVAS E INTERATIVAS DO ENSINO DE PLNM E NOVAS CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA

Authors:THOMAS JOHNEN 2, LILIANE SANTOS 1
Institution1 ULille - Université de Lille (França), 2 WHZwickau - Westsächsische Hochschule Zwickau (Alemanha)

Abstract

Desde há muito, diferentes abordagens do ensino de línguas têm priorizado o desenvolvimento de competências comunicativas, enunciativas e interativas. Tirando proveito das descrições da língua feitas no âmbito da gramática funcional, essas concepções de ensino têm ao menos três pontos em comum:

  1. o deslocamento que operaram (já que se passou de um ensino focalizado na aprendizagem de competências formais para um ensino centrado na aquisição de competências pragmáticas),
  2. a importância que adquiriram as descrições da língua em funcionamento como base para o trabalho do professor, e
  3. o lugar e o papel do aluno, que se tornou parte ativa na sua apropriação da língua estrangeira, e responsável por essa apropriação – e, de maneira correlata, o lugar e o papel do professor, que deixou de ser o único interlocutor legítimo do aluno.

Juntamente com essa preocupação com o ensino, bem como com avanços na pesquisa sobre a língua falada, sobre o funcionamento das interações autênticas e sobre os aspectos discursivo-textuais da língua em uso, nasceram novas abordagens da gramática (comunicativa, funcional, da interação e da enunciação), com a intenção de superar os limites da gramática tradicional e de conceber a própria noção de gramática a partir de uma perspectiva mais ampla.

Com esse quadro como pano de fundo, o objetivo deste simpósio é de discutir questões teóricas (por exemplo, concepções de gramática e de abordagem gramatical, bem como descrições concretas de fenômenos da língua portuguesa) e práticas (como a seleção dos conteúdos a utilizar em função da abordagem adotada) a respeito das contribuições das diferentes perspectivas acima identificadas para o ensino de Português Língua Não-Materna (PLE, PLS, PL2, PLA, PLH, entre outros).

Keywords: Gramática no Ensino de PLNM, Gramática Comunicativa, Gramática da Enunciação, Gramática da Interação, Gramática Funcional


Minicurrículo:

THOMAS JOHNEN

Em 2001, obteve o grau de Doutor em Linguística Românica/ Português pela Universidade de Rostock (Alemanha). De 2005 a 2008 foi, entre outros, Professor Visitante de Alemão na Unicamp (Brasil) e, de 2009 a 2015, Professor Catedrático de Português na Universidade de Estocolmo (Suécia). Desde setembro de 2014 é Professor Catedrático de Línguas Românicas na Universidade Westsächsische Hochschule Zwickau (Alemanha).



LILIANE SANTOS

Graduada em Letras e em Linguística (Unicamp); Mestre em Linguística (Unicamp) e em Ciências da Linguagem (Université de Nancy 2, França). Em 1996, obteve o Doutorado em Sciences du Langage pela Universidade de Nancy 2 (França), onde trabalhou de 1996 a 1997. De 1998 a 2001, foi Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP e, desde 2001, é Maître de Conférences na Université de Lille (França).