ENTRE FOLHAS DE PAPEL E AMBIENTES DIGITAIS: REFLEXÕES SOBRE OS CAMINHOS E FRONTEIRAS DO LINGUÍSTICO E LITERÁRIO NA CONTEMPORANEIDADE.

Authors:EDILAINE GONÇALVES FERREIRA DE TOLEDO 1, CARINA ADRIELE DUARTE DE MELO FIGUEIREDO 2
Institution1 CEFET-MG campus Varginha - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus Varginha (Minas Gerais, Brasil), 2 UNIS-MG Varginha - Centro Universitário do Sul de Minas - Campus Varginha (Minas Gerais, Brasil)

Abstract

Em tempos de cultura digital, o texto, na forma mais tradicional em que é conhecido, tanto no aspecto linguístico quanto literário, ganhou novos conceitos, sentidos, formas, conteúdos e interatividade que o tornam mais dinâmico na relação com seu interlocutor. Por outro lado, a sociedade contemporânea, no que tange à linguagem, ainda é predominantemente grafocêntrica e canônica quando se apresenta de modo oficial e literário. A necessidade de pensar as habilidades de leitura e escrita nos tempos atuais , considerando os variados recursos disponíveis e mobilizados entre nós, é de consenso entre muitos pesquisadores, e isso se deve ao contexto contemporâneo enfatizado, principalmente, pelos consolidados avanços tecnológicos e pelo fenômeno da globalização, que acentuam, significativamente, as divergências entre o virtual e o analógico no processo de ensino e aprendizagem de nossa sociedade. Assim, a proposta deste simpósio temático é congregar trabalhos que apresentem questões que problematizam as reflexões e usos do linguístico e do literário em tempos de cultura digital, numa perspectiva inter/multi/transdisciplinar entre o analógico e o digital no cotidiano social, escolar, profissional..., com interface nas diversas linguagens verbais e não verbais, como edição de livros, animações, hipercontos, ciberpoesias, narrativas multimídia, charges, cartuns, cinema, artes plásticas, entre outros. Pretende-se reunir pesquisadores e trabalhos que viabilizem a socialização de práticas, comportamentos e ações que ampliem os horizontes do linguístico e do literário no viés da plena digitalidade que temos vivenciado.

Keywords: Leitura, Escrita, Literatura, Digitalidades.


Minicurrículo:

EDILAINE GONÇALVES FERREIRA DE TOLEDO

Docente Efetiva no CEFET-MG, campus Varginha. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP (2016, bolsista CAPES), Mestre em Linguagem, Cultura e Discurso, pela UNINCOR-MG (2006). Trabalha com questões ligadas ao discurso, seja verbal ou não verbal, à multimodalidade, ao caráter social, político e cognitivo da leitura,bem como à produção textual no contexto tecnológico e à produção, leitura e circulação de textos como charge, cartum e quadrinhos.



CARINA ADRIELE DUARTE DE MELO FIGUEIREDO

Doutora em Ciências da Linguagem. Concluiu o Mestrado em Letras – Linguagem, Cultura e Discurso (2008) e graduação em Letras (2005). Foi professora de Língua Portuguesa, Redação e Literatura na Educação Básica (redes municipal, estadual, federal e privada). Atualmente, é coordenadora e professora no curso de Letras do Grupo Unis. Além de trabalhar com a formação de professores, desenvolve pesquisas sobre língua, literatura, discurso, memória e história.