FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA TRANSLÍNGUE EM SUA INTERFACE COM LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS
Authors: | CLÁUDIA HILSDORF ROCHA 1, IVANI RODRIGUES SILVA 1, RUBERVAL FRANCO MACIEL 2 | Institution | 1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (São Paulo/Brasil), 2 UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Mato Grosso do Sul/Brasil) |
Abstract
Este Simpósio envolve educação linguística e formação docente e busca reunir trabalhos ligados à discussão de questões relativas ao português como língua materna, estrangeira e/ou segunda língua, sob um enfoque crítico (ROCHA et al, 2017) e translíngue (CANAGARAJAH, 2013, 2017; GARCÍA; LI WEI, 2014; ROCHA; MACIEL, 2015). Nesse viés, pretende-se articular estudos que desafiem o olhar monolíngue, monolítico e grafocêntico frente às práticas educativas, formativas e de linguagens, em sua interface com os letramentos (MILLS, 2016) e as tecnologias (SELWYN, 2014) na sociedade contemporânea. A partir de visões que acatem a natureza complexa e ideologicamente marcada das linguagens e das relações humanas, em seus mais diversos contextos e esferas de atividade, objetiva-se, neste Simpósio, viabilizar debates e encaminhamentos potencialmente capazes de desestabilizar discursos e práticas que levam ao congelamento de formas centralizadoras de representação e de construção de sentidos (GEE; HAYES, 2011), em favor de modos mais abertos e plurais de produção e difusão de conhecimentos, bem como de relacionamento entre as pessoas e os demais elementos que integram nossas vidas, em um mundo caracterizado pelas desigualdades, em suas mais variadas manifestações. Com enfoques diversos, serão aceitos trabalhos que apresentem problematizações sobre língua/linguagem e noções correlatas (língua materna, estrangeira etc); identidade e agência em um viés discursivo (MEDINA, 2006); tecnologias educacionais e discurso (SELWYN, 2014); a relação entre formação docente, educação linguística, letramentos e mídias em uma perspectiva dinâmica (POTTER; McDOUGALL, 2017) e voltada às possibilidades de terceiros espaços ou linhas de fuga (DELEUZE; GUATARRI, 1995), entre outros. Pretende-se, assim, contribuir para a ampliação de visões e práticas que respeitem o caráter político e afetivo da educação (FREIRE, 2004), bem como a natureza transformadora das linguagens e dos processos de formação docente comprometidos com a criticidade e com a construção mais igualitária dos conhecimentos e da cidadania.
Keywords: Língua portuguesa, Tecnologias, Formação docente, Educação crítica, Translinguagem
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