DISCURSO, SOCIEDADE, POLÍTICA E DIREITOS HUMANOS

Authors:MAURIENE SILVA DE FREITAS 1, FRANCISCO VIEIRA DA SILVA 2
Institution1 UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (Paraíba- Brasil), 2 UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Rio Grande do Norte- Brasil)

Abstract

O presente simpósio tem como propósito acolher propostas de trabalho que discutam, a partir das mais diversas perspectivas dos estudos do discurso, as relações entre sociedade, política e direitos humanos. A necessidade de fomentar essa reflexão reside no avanço assustador de tendências ortodoxas e conservadoras na cena política contemporânea, aliado aos recentes episódios políticos que denotam a fragilidade das instituições democráticas e que ameaçam a garantia e a seguridade dos direitos essenciais ao indivíduo. É nítido as transformações sociais em curso na sociedade moderna e essas modificações, em maior ou menor escala, são verificadas nas mais diversas tessituras textuais, dos mais plurais tipos de gênero textual e esses, à medida em que constituem as teias discursivas, também constroem a realidade. Pensando num viés discursivo, nosso enfoque consiste em rastrear, por meio da análise de diversos objetos de estudo, as práticas discursivas que agenciam o acirramento de uma política que nega os direitos humanos, na medida em que fermentam a aparição de dizeres matizados por ódio, intolerância e abjeção a grupos sociais marginalizados, às minorias sexuais, a questões raciais, e a todos que escapam a uma norma historicamente estabelecida e atualmente recrudescida. Em suma, nosso intento é suscitar um debate que possa recobrir a construção de posicionamentos político-ideológicos, localizados nas matrizes conservadoras e progressistas, em variadas instâncias da sociedade, que priorizam a desconstrução das sôfregas ou as reforçam, mas, para além da identificação dessas teias, esse simpósio se coloca como espaço para a construção de importantes ações inclusivas, atinentes aos direitos humanos, as quais foram recentemente implementadas no Brasil e em outros países lusófonos que se consideram democráticos. Ademais, espera-se que o conjunto dos trabalhos reunidos nesse simpósio, diante de tão latente temática, possam contribuir nas discussões das mais diversas áreas do saber que se debruçam sobre esse tema tão caro e necessário a nossa sociedade.

Keywords: Análise do Discurso, Sociedade, Política, Direitos Humanos


Minicurrículo:

MAURIENE SILVA DE FREITAS

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística - Proling - da Universidade Federal da Paraíba. Docente do curso de Letras na Universidade Estadual da Paraíba. Trabalha com Análise Crítica do Discurso nos mais variados tipos de textos, com enfoque na política e dos direitos humanos.



FRANCISCO VIEIRA DA SILVA

Doutor em Linguística pela Universidade Fedral da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido ( UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte.