O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: CENÁRIOS E PERSPECTIVAS

Authors:CRISTINA BECKER LOPES PERNA 1, GABRIELA DA SILVA BULLA 2
Institution1 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul/Brasil), 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rio Grande do Sul/Brasil)

Abstract

O ensino de língua portuguesa para falantes de outras línguas tem sido estudado a partir de diversas perspectivas, as quais levam em consideração diferentes fatores a respeito dos aprendizes. Pode-se pensar em Português como Língua Estrangeira (PLE), como Língua Adicional (PLA), como Língua de Herança (PLH), como Língua de Acolhimento (PLAc), etc. Tal fato pode ser visto como um dos motivos para a defesa de um lugar mais sólido para os estudos sobre ensino-aprendizagem e sobre formação docente em PLA, tanto do ponto de vista das abordagens mais formais da Linguística quanto da Linguística Aplicada. Apesar de haver um considerável aumento no número de pesquisas e trabalhos publicados nas últimas décadas, há espaço para muitas discussões envolvendo demandas atuais, como a intensificação da mobilidade acadêmica de alunos oriundos de outras nacionalidades que têm sido recebidos nas universidades brasileiras; a necessidade de valorização e de ensino da língua portuguesa e da cultura brasileira para filhos de expatriados brasileiros vivendo em outros países e o fluxo migratório de refugiados e imigrantes que têm chegado ao Brasil, vindos de países que enfrentam situações sociais, econômicas e naturais difíceis. Tendo em vista esses cenários, este simpósio temático se propõe a divulgar e compartilhar pesquisas e projetos que têm sido desenvolvidos em algumas instituições de ensino superior brasileiras, tais como a UFRGS e a PUCRS, que abordam o ensino de língua portuguesa como língua adicional. Esperamos contribuir para as discussões envolvendo pesquisa e formação docente na area de PLA.

Keywords: Português como Língua Adicional, Formação docente, Ensino e aprendizagem de línguas


Minicurrículo:

CRISTINA BECKER LOPES PERNA

Mestre (PUCRS) e Doutora em Letras (PUCRS), com estágio de doutorado-sanduíche na Indiana State University (EUA) e pós-doutorado na Newcastle University (Reino Unido). Tem experiência em Ensino de Linguística, Língua Inglesa e Língua Portuguesa como Língua Adicional. É professora-titular da Graduação e da Pós-Graduação em Letras da PUCRS e coordena o grupo de pesquisa sobre o Uso e Processamento de Língua Adicional (UPLA).



GABRIELA DA SILVA BULLA

Doutora em Linguística Aplicada, professora adjunta de Português como Língua Adicional na UFRGS e coordenadora do Programa de Português para Estrangeiros da mesma instituição, trabalhando com elaboração de materiais didáticos e formação de professores de PLA em nível de graduação e pós-graduação. É líder do grupo de pesquisa Tecnologias, interdisciplinaridade e multiletramentos na educação e coordenadora do Curso online de Português e Espanhol para Intercâmbio (CEPI-Português/UFRGS).