INTERCÂMBIO DE PESQUISAS ENTRE GRUPOS BAKHTINIANOS: AMPLIANDO HORIZONTES

Authors:LUCIANO NOVAES VIDON 2, SIMONE DE JESUS PADILHA 1,2
Institution1 UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (MATO GROSSO), 2 UFES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (ESPÍRITO SANTO)

Abstract

Desde a década de 90, os estudos na área da linguística do discurso, no Brasil, vêm incorporando as contribuições do arcabouço teórico de Bakhtin e o Círculo, na leitura de diversos enunciados em variadas esferas da atividade humana. Ao longo desses anos, vários grupos foram criados, em diversos pontos do país e em diferentes instituições, com o intuito do estudo da obra bakhtiniana, além do empenho  no desenvolvimento, na ampliação e na aplicação dos conceitos. Este cenário teve um impulso, no que concerne aos estudos de ensino da língua portuguesa na Educação Básica, com os documentos oficiais publicados a partir de 1997, em que, principalmente, o conceito de gênero discursivo passou a fazer parte da pauta de formação dos profissionais docentes na área de linguagens. Propomos, portanto, partindo dessa conjuntura, um simpósio que proporcione um encontro entre os grupos bakhtinianos atuais, para a divulgação de suas pesquisas e discussão de temáticas importantes para a área dos estudos bakhtinianos, como o desenvolvimento teórico,   a reflexão sobre as releituras, as recentes traduções de importantes obras, além da leitura do cenário político atual, e suas reverberações no espaço midiático, especialmente nas redes sociais. Acrescentam-se, a essas discussões, as análises enunciativo-discursivas dos novos documentos oficiais, as bases nacionais curriculares, que irão parametrizar as práticas de ensino da língua portuguesa e sua literatura.

Keywords: Grupos Bakhtinianos, Pesquisa, Redes Sociais, Língua Portuguesa, Bases Nacionais Curriculares


Minicurrículo:

LUCIANO NOVAES VIDON

Doutor E Pós-doutor em Linguística Aplicada (UNICAMP) e Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem  (UFRGS). Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Departamento de Línguas e Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguística. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna e Estudos do texto e do discurso, com base na obra do Círculo de Bakhtin. Coordenador do GEBAKH – Grupo de Estudos Bakhtinianos.



SIMONE DE JESUS PADILHA

Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP, Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso e Pós-doutoranda no Programa de Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Grupo Relendo Bakhtin (REBAK/UFMT/PPGEL/CNPq). Pesquisa a contribuição dos estudos bakhtinianos para o ensino de línguas e para as práticas textuais e discursivas em diferentes esferas da atividade humana.