ESTUDOS LEXICAIS

Authors:CELINA MARCIA DE SOUZA ABBADE 1, LILIANE LEMOS SANTANA BARREIROS 3, MARIA CÂNDIDA TRINDADE SEABRA 4
Institution1 UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (BAHIA/BRASIL), 3 UEFS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (BAHIA/BRASIL), 4 UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (BAHIA/BRASIL)

Abstract

As pesquisas voltadas para o estudo do léxico são importantes fontes de conhecimento sobre a formação de uma língua, pois dialogam com a realidade social, histórica e cultural de seus falantes. Além disso, permitem identificar aspectos da renovação lexical e da diversidade linguística, que são inerentes ao processo de atualização da língua. Os estudos da linguagem se desenvolveram sob diversas perspectivas e foram se desmembrando ao longo do tempo em outras ciências ou áreas. Uma delas são as dos estudos lexicais, deixadas por muito tempo em segundo plano pelos estudos gramaticais. Sabemos que as preocupações iniciais acerca da linguagem foram direcionadas aos estudos gramaticais, na busca de se entender como a língua se estrutura. Se desenvolveram os estudos da fonética, morfologia, sintaxe e o lexical foi deixado de lado, limitando-se os estudiosos a realizarem o levantamento das palavras existentes na língua. Este simpósio tem como objetivo maior divulgar e discutir pesquisas relacionadas aos estudos do léxico que vêm sendo desenvolvidas nas diversas regiões lusófonas. Pretende-se também discutir se as áreas (Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia) que compõem os estudos do léxico podem ser entendidas como ramificações das Ciências da Linguagem ou são independentes, ou seja, uma Ciência do Léxico. Acredita-se que teremos a oportunidade de discutir acerca dos estudos lexicais e o quanto os mesmos têm contribuído para o resgate não apenas linguístico, como também sociocultural e histórico de um povo, visto que o léxico armazena e acumula as mudanças sociais e culturais representativas de uma sociedade.

Keywords: LÉXICO, LEXICOLOGIA, LEXICOGRAFIA, TERMINOLOGIA, TERMINOGRAFIA


Minicurrículo:

CELINA MARCIA DE SOUZA ABBADE

PÓS-DOUTORA EM ESTUDOS DE LINGUAGENS  pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (2016), DOUTORA e MESTRE EM LETRAS pelo INSTITUTO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (2003/ 1998), Graduada em LETRAS VERNÁCULAS COM FRANCÊS pela Universidade Católica do Salvador (1992). Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação no Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Estudo de Linguagens. 



LILIANE LEMOS SANTANA BARREIROS

Licenciada em Letras Vernáculas (UEFS), Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (IBPEX), Especialista em Libras (IBPEX), Mestre em Estudo de Linguagens (UNEB) e Doutora em Língua e Cultura (UFBA). Realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. É professora Adjunta da UEFS. Atua nos cursos de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL). 



MARIA CÂNDIDA TRINDADE SEABRA

Possui graduação em Comunicação Visual pela UEMG (1983) e graduação em Letras pela UFMG (1988), mestrado em Língua Portuguesa pela UFMG (1994), doutorado em Linguística pela UFMG (2004) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2009) e pela UNISINOS (2017). Desde 1996 é professora da Universidade Federal de Minas Gerais.