O FAZER PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: ORALIDADE, LEITURA, ANÁLISE GRAMATICAL E ESCRITA

Authors:VANDA MARI TROMBETTA 1, ROSÂNGELA RODRIGUES BORGES 2
Institution1 UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul (Paraná ), 2 UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas (Minas Gerais )

Abstract

O fazer pedagógico escolar, em diferentes instâncias de ensino, como a educação básica e a universitária, expõe múltiplos discursos, crenças e pontos de vista sobre a linguagem. Em decorrência disso, há distintos enfoques para o tratamento da oralidade, da leitura, da compreensão de texto, da análise gramatical, da escrita de textos quanto ao ensino e ao aprendizado da Língua Portuguesa, na educação básica, e de Leitura e Produção de gêneros do discurso acadêmicos, no ensino superior. Assim, o objetivo deste simpósio é promover o diálogo entre pesquisadores que considerem o ensino e o aprendizado da linguagem a partir de uma prática social, uma forma de interação. Sendo assim, teorias, como a de Bakhtin e o Círculo e a Análise de Discurso de linha francesa, auxiliam-nos a refletir sobre os processos discursivos por meio de pesquisas que possibilitem pôr em relevo percepções sobre o sujeito, o texto, a língua, a gramática. Por conseguinte, esse modo particular de trabalhar o ensino e aprendizado da Língua Portuguesa, como um processo discursivo, pode estar articulado aos Estudos dos Letramentos. Esperamos, com a discussão proposta, contribuir para o debate nas relações entre o professor do ensino básico e ensino superior e as práticas de ensino nas duas instâncias.

Keywords: Formação docente, ensino da Língua Portuguesa, letramentos.


Minicurrículo:

VANDA MARI TROMBETTA

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Ciências e Humanidades de Pato Branco, especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, Mestrado em Letras na área de Estudos Linguísticos (UPF) e Doutorado em Letras (USP). Professora Adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), atua, principalmente, nos temas: leitura, escrita, gênero discursivo, dialogismo e formação de professor.



ROSÂNGELA RODRIGUES BORGES

Possui graduação em Letras (português/inglês) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Linguística (UFU) e Doutorado em Letras (USP). Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, gêneros do discurso acadêmicos e oficiais, formação docente, ensino de língua e tecnologias.