TEXTO, HISTORICIDADE E ENSINO

Authors:VALÉRIA SEVERINA GOMES 1, AUREA ZAVAM 2
Institution1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (Pernambuco - Brasil), 2 UFC - Universidade Federal do Ceará (Ceará / Brasil)

Abstract

O objetivo deste simpósio é fomentar discussões, teóricas e analíticas, que resultem de estudos que se voltam para o enriquecimento das práticas que envolvem os quatro eixos de ensino da língua na educação básica: oralidade, leitura, escrita e análise linguística, bem como de investigações que contemplem a historicidade  dos textos e da língua no modelo de sequência didática (SD), ou outras proposições didáticas. Os pressupostos teóricos de base são o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e o paradigma das Tradições Discursivas (TD). Entretanto, o simpósio não se restringirá a uma única vertente teórica, de modo que serão acolhidas propostas que se situem ou façam uso de princípios teórico-metodológicos de áreas afins ou que explorem os textos nas perspectivas linguística ou filológica. Na base desses pressupostos, encontra-se a concepção de que os textos/discursos se constroem nas atividades de enunciação e resultam, portanto, de práticas intersubjetivas, interacionais e sociocognitivas. Por isso o texto/discurso não é tomado como um produto acabado e estável, mas como uma unidade de sentido, contextualmente situada, para a qual confluem diversos processos de construção. As reflexões gestadas neste simpósio visam, assim, contribuir para a formação docente de modo a repercutir no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, o  que lhes assegurará o exercício pleno da cidadania.

Keywords: Tradição discursiva, Histroicidade do texto, Historicidade da llíngua, Ensino de língua, Sequência Didática


Minicurrículo:

VALÉRIA SEVERINA GOMES
Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e pós-doutorado em Letras Vernáculas, com Bolsa de Estágio Pós-doutorado do CNPq, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro em 2014. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística de Texto, Linguística Aplicada, Linguística Sócio-histórica e Tradições Discursivas.

AUREA ZAVAM

Doutora (2009) em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-doutora em Estudos Linguísticos (2016) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-graduação em Linguística e do Mestrado Profissional em Letras  da UFC. Atua na área de Linguística Aplicada, em interface com Linguística Histórica e Linguística de Texto, em trradições discursivas; análise de gêneros; leitura, escrita, análise linguística e ensino.