SEMIÓTICA, ANÁLISE DE GÊNEROS, LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA

Authors:ELEONE FERRAZ DE ASSIS 1, ADRIANO OLIVEIRA SANTOS 2
Institution1 UEG - Universidade Estadual de Goiás (Goiás/Brasil), 2 IFRJ - Instituto Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil)

Abstract

Este simpósio temático busca integrar trabalhos sob a ótica semiótico-linguístico, com foco na discussão sobre análise de gêneros textuais, leitura e produção escrita. Desse modo, o objetivo é congregar pesquisas e práticas educacionais sobre o ensino de língua portuguesa e/ou língua estrangeira que dialoguem com a perspectiva semiótico-linguística de ensino perpassada pelos gêneros textuais, de forma a abrir uma possibilidade de discussões sobre o ensino de língua contemporâneo, articulando trabalhos que apontem as diferentes formas de abordar os gêneros da escola básica à universidade a partir de práticas pedagógicas que demonstrem avanços na pesquisa brasileira. O simpósio propõe reunir trabalhos ancorados nos pressupostos teóricos dos gêneros textuais (BAKHTIN, 2003; BEAUGRANDE, 1997; DIONISIO, MACHADO e BEZERRA, 2002; DOLZ e SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008) e da Teoria da Iconicidade Verbal (SIMÕES, 2009), dentre outros relacionados em conformidade com o percurso teórico-metodológico desenvolvido por cada um dos proponentes. Nesse sentido, pretende-se agregar estudos que contemplem questões relacionadas à formação do professor no contexto do ensino presencial e digital. Os trabalhos podem focalizar quaisquer aspectos semiótico-linguísticos relacionados à análise da estrutura de gêneros textuais, leitura e produção escrita, descrição léxico-gramatical de textos, bem como o impacto dos contextos digitais para o ensino de Língua Portuguesa.

Keywords: Semiótica, análise de gêneros, leitura , produção escrita


Minicurrículo:

ELEONE FERRAZ DE ASSIS

Possui doutorado em Língua Portuguesa (UERJ) e pós-doutorado em Estudos Linguísticos (UFG). Atualmente é professor adjunto da UEG, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade e pesquisador do Grupo de Pesquisa Diretório CNPQ Seleprot da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



ADRIANO OLIVEIRA SANTOS

Doutor em Estudos de Linguagem, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus São Gonçalo.