LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E ARTES PLÁSTICAS

Authors:FÁBIO JOSÉ SANTOS DE OLIVEIRA 1, FRANCO BAPTISTA SANDANELLO 2
Institution1 UFMA - Universidade Federal do Maranhão (Maranhão/Brasil), 2 AFA - Academia da Força Aérea (São Paulo/Brasil)

Abstract

Tradicionalmente, costuma-se ligar o início da relação entre Literatura e Artes Plásticas à Grécia Antiga, a partir de Simônides de Ceos; quando menos, ao ut pictura poesis da Ars Poetica, de Horácio. Embora muito mais recentes, os debates nessa linha relacionados às Literaturas de Língua Portuguesa não deixam também de apresentar discussões teóricas profundas e resultados artísticos bem interessantes. Certo poema icônico (“A Taça”) de Hermes Fontes (1888-1930); a velocidade do olhar enquanto paralelo da vida da consciência no impressionismo literário de Adelino Magalhães (1887-1969); o trânsito tranquilo e habilidoso de Almada Negreiros (1893-1970), exímio na escrita e na pintura; a escrita labiríntica e visual de Osman Lins (1924-1978), a exemplo de Avalorava e Nove, Novena; as discussões interartísticas presentes em Retratos-Relâmpago, de Murilo Mendes (1901-1975); os vários poemas sobre artistas de João Cabral de Melo Neto (1920-1999), autor, inclusive, de um ensaio sobre o pintor Joan Miró (de 1950); a escrita plástica de Clarice Lispector (1920-1977) em Água Viva; o modelo radicalmente intersemiótico dos artistas do Concretismo; certas menções a pintores e sugestões pictóricas da poesia de Manoel de Barros (1916-2014) e o conjunto da produção armorial (entre o erudito e o popular) de Ariano Suassuna (1927-2014) são apenas alguns casos de realizações artísticas visivelmente ligadas ao par Literatura e Artes Plásticas. Nesse sentido, o Simpósio “Literaturas de Língua Portuguesa e Artes Plásticas” propõe ser um espaço aberto para discussões analítico-críticas não apenas sobre os exemplos referidos, mas também sobre outros de alcance interatístico nas mais diversas expressões literárias em língua portuguesa. Tendo em vista a abrangência que o conceito de “Artes Plásticas” apresenta na atualidade, estabelecemos como recorte para esse campo a arquitetura, a escultura, a pintura, o desenho e a gravura. 

Keywords: Literatura Comparada, Literatura e Outras Artes, Literaturas de Língua Portuguesa, Artes Plásticas


Minicurrículo:

FÁBIO JOSÉ SANTOS DE OLIVEIRA

Fábio de Oliveira é graduado pela Universidade Federal de Sergipe, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo e Université Paris 8, e pós-doutor pelo Instituto de Estudos Brasileiros (USP). Atualmente, Fábio de Oliveira é professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (Campus III) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Literatura Comparada (GELC/CNPq).



FRANCO BAPTISTA SANDANELLO

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (2009); doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014); e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio pós-doutoral na Université Sorbonne Nouvelle - Paris III (2015-2016). É atualmente professor da Academia da Força Aérea (2018) e pós-doutorando pela Universidade Estadual de Goiás, com estágio pós-doutoral na Université Lumière Lyon II (2016).