GRAMÁTICA: HISTÓRIA E DESCRIÇÃO DE IDEIAS LINGUÍSTICAS

Authors:MARLI QUADROS LEITE 1, MARIA MERCEDES SARAIVA HACKEROTT 2
Institution1 USP - Universidade de São Paulo (Brasil), 2 UNIP - UNIP (BRASIL)

Abstract

O Grupo de Trabalho (GT) Gramática: história, descrição e discurso reúne pesquisadores, docentes e estudantes, interessados na pesquisa histórica, especialmente naquela cuja finalidade é estudar a formação das ideias linguísticas que se conformam nos instrumentos linguísticos de vários gêneros, como, por exemplo, as gramáticas, os dicionários e os livros didáticos. Os trabalhos deste simpósio, que é atrelado ao GT antes mencionado,  devem versar sobre história das  ideias e das teorias linguístico-gramaticias, focalizando especialmente as ideias que conformam os instrumentos linguísticos portugueses e brasileiros, sejam monolíngues ou bilíngues.  A história das ideias se faz pelo exame de como o conhecimento linguístico se desenvolve na longa duração do tempo, em um movimento que, ao mesmo tempo, preserva e renova o conhecimento sobre a linguagem e as línguas. Diante disso, espera-se que os trabalhos mostrem como e em que pontos  os saberes linguísticos se transformam, renovando a ciência linguística.Pesquisas pertinentes ao tema serão admitidas, sejam os autores membros ou não do Grupo de Trabalho  antes mencionado. Os textos  apresentados deverão ser enviados,  com antecedência mínima de uma semana, à coordenaçõa do simpósio, para que seja distribuído a todos os membros do Simpósio, para permitir que seja lido e, depois, discutido com certa profundidade. Assim, o conjunto dos trabalhos  poderá compor um livro  a ser publicado pela Humanitas Editora (FFLCH).

Keywords: história das ideias linguísticas, instrumentos linguíscos, gramáticas brasileiras e portuguesas


Minicurrículo:

MARLI QUADROS LEITE

Professor aTitular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade e Pesquisa (PQ) CNPq É autora de livros, capítulos e artigos que versam sobre temas científicos e didáticos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: historiografia linguística, norma e uso linguisticos, oralidade e escrita.



MARIA MERCEDES SARAIVA HACKEROTT

Professora Titular na Universidade Paulista (UNIP), autora de artigos e capítulos de livros que versam sobre Historiografia Linguística e, desde 2007, atua como pesquisadora no GT de Historiografia da Língua Portuguesa do IP-PUC/SP.