LETRAMENTOS COMO PRÁTICAS SOCIAIS EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE: INTERFACES E APLICAÇÕES

Authors:ROSINEIDE MAGALHÃES DE SOUSA 1, ROBERTA ROCHA RIBEIRO 2, GILBERTO PAULINO DE ARAÚJO 3
Institution1 UnB - Universidade de Brasília (Distrito Federal/Brasil), 2 UFG - Universidade Federal de Goiás (Goiás/Brasil), 3 UFT - Universidade Federal do Tocantins (Tocantins/Brasil)

Abstract

O presente simpósio objetiva agregar pesquisas a respeito dos Letramentos como práticas sociais em contextos de diversidade linguística, territorial, social e em suas aplicações no ensino de língua portuguesa (como língua materna e como segunda língua). Nesse sentido, busca-se, aqui, promover o encontro entre pesquisadoras/es que se dedicam a analisar, especialmente, os Letramentos como práticas sociais em conjunturas minoritárias nas quais políticas afirmativas de inclusão têm sido vivenciadas com afinco, no Brasil, nos últimos dez anos, como: populações campesinas (quilombolas, indígenas, caiçaras, assentadas/os, entre outras) e comunidade surda. O ensino de língua portuguesa entra em cena nesta proposta no âmbito das relações dos Letramentos como práticas sociais com o ensino de língua materna em escolas do campo e das periferias dos grandes centros urbanos e com o ensino de português como segunda língua para indígenas e surdas/os. Cumpre ressaltar que trabalhos de arcabouço híbrido, com interfaces entre Letramentos como práticas sociais e diferentes áreas da Linguística [Sociolinguística, Estudos do Discurso, Estudos do Léxico, Semântica, Pragmática, abordagens morfossintáticas etc.] são bem-vindos neste simpósio, visto que análises em contextos de diversidade apresentam, muitas vezes, diálogos teóricos inovadores. Esta proposta encontra-se ancorada nos estudos de Street (1984; 2003; 2012; 2014), Barton (1984), Barton & Hamilton (1998; 2000), Gee (2008), Kleiman (1995; 1998; 2003), Bortoni-Ricardo (2010; 2013), Soares (2004), Rojo (2009), Sousa (2011), Rios (2002) e Ribeiro (2017). Espera-se, portanto, que este simpósio propicie interações profícuas e continuidade de pesquisas contundentes no bojo dos Letramentos e da diversidade.

Keywords: Letramentos, práticas sociais, diversidade


Minicurrículo:

ROSINEIDE MAGALHÃES DE SOUSA

Professora Adjunta da Universidade de Brasília (UnB), atuando no Curso Licenciatura em Educação do Campo, na área de Linguagem: Linguística. Está credenciada no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UnB). É pesquisadora do Observatório da Educação do Campo, da CAPES. É lider do grupo de pesquisa SOLEDUC, certificado pelo CNPq. É licenciada em Letras pela Universidade Católica de Brasília (1997), mestre (2001) e doutora (2006) em Linguística pela Universidade de Brasília.



ROBERTA ROCHA RIBEIRO

Professora Adjunta da Licenciatura em Educação do Campo da UFG, doutora em Linguística pela UnB (2017), mestra em Letras e Linguística pela UFG (2009), licenciada em Língua Portuguesa e Literaturas Correspondentes pela UCG/PUC GOIÁS (2007) e bacharel em Letras - Língua Portuguesa e Linguística pela UFG (2005). É vice-líder do Grupo de Pesquisa (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação (SOLEDUC) - certificado pelo CNPq. 



GILBERTO PAULINO DE ARAÚJO

Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins/Campus Arraias. É doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (2014), mestre em Ciência Política pelo Centro Universitário Euroamericano (2008), especialista em Educação e Gestão Ambiental pelo CDS/UnB (2002) e licenciado em Letras/Português pela Universidade de Brasília (1999). Foi líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo/UFT, certificado pelo CNPq (2016-2018).