ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICAS, PESQUISAS, ABORDAGENS, EXPERIÊNCIAS COM LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE
Authors: | MARIA DA PENHA CASADO ALVES 1, MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN BORMANN 1 | Institution | 1 UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (RN/BRASIL), 2 IFESP - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY (RN/BRASIL) |
Abstract
O ensino de Língua Portuguesa tem sido objeto de investigação em diferentes áreas e sob diferentes perspectivas teóricas. Investigar tal ensino se mostra como prerrogativa para se construir práticas, saberes, experiências responsivas a uma contemporaneidade complexa que exige um sujeito crítico que atue no mundo da vida como ser de linguagem. Este simpósio visa congregar investigações que tenham como centralidade a leitura, a escrita e a oralidade como prátivas sociais e constitutivamente dialógicas. Tais investigações (de pesquisadores dos mais diferentes níveis de experiência) podem ter como ancoragem as concepções de sujeito histórico e constituído/constituinte nas/das interações, de linguagem como interação, de gênero discursivo, de relações dialógicas, de responsividade, de forças centrífugas e centrípetas, de embates dialógicos, de vozes sociais e de ideologia. Nessa perspectiva, não se elege uma perspectiva monologizante de pesquisa, mas de diálogo entre áreas, entre teorias, entre perspectivas e entre abordagens como forma de se compreender a complexidade do processos e de constitiuição de sujeitos e de práticas no ensino de Língua Portuguesa. Socializar pesquisas e investigações em abordagem social e histórica que considera sujeitos e processos é o objetivo maior deste simpósio que se volta para as práticas em sala de aula de Língua Portuguesa a fim de contribuir com novas perspectivas, metodologias e abordagens para a formação de um sujeito crítico para atuar no mundo da vida.
Keywords: LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO , LEITURA, ESCRITA , ORALIDADE
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