ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICAS, PESQUISAS, ABORDAGENS, EXPERIÊNCIAS COM LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE

Authors:MARIA DA PENHA CASADO ALVES 1, MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN BORMANN 1
Institution1 UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (RN/BRASIL), 2 IFESP - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY (RN/BRASIL)

Abstract

O ensino de Língua Portuguesa tem sido objeto de investigação em diferentes áreas e sob diferentes perspectivas teóricas. Investigar tal ensino se mostra como prerrogativa para se construir práticas, saberes, experiências responsivas a uma contemporaneidade complexa que exige um sujeito crítico que atue no mundo da vida como ser de linguagem. Este simpósio visa congregar investigações que tenham como centralidade a leitura, a escrita e a oralidade como prátivas sociais e constitutivamente dialógicas.  Tais investigações (de pesquisadores dos mais diferentes níveis de experiência) podem ter como ancoragem as concepções de sujeito histórico e constituído/constituinte nas/das interações, de linguagem como interação, de gênero discursivo, de relações dialógicas, de responsividade, de forças centrífugas e centrípetas, de embates dialógicos, de vozes sociais e de ideologia. Nessa perspectiva, não se elege uma perspectiva monologizante de pesquisa, mas de diálogo entre áreas, entre teorias, entre perspectivas e entre abordagens como forma de se compreender a complexidade do processos e de constitiuição de sujeitos e de práticas no ensino de Língua Portuguesa. Socializar pesquisas e investigações em abordagem social e histórica que considera sujeitos e processos é o objetivo maior deste simpósio que se volta para as práticas em sala de aula de Língua Portuguesa a fim de contribuir com novas perspectivas, metodologias e abordagens para a formação de um sujeito crítico para atuar no mundo da vida. 

Keywords: LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO , LEITURA, ESCRITA , ORALIDADE


Minicurrículo:

MARIA DA PENHA CASADO ALVES

PROFESSORA ASSOCIADA DO DEPARTAMENTO DE LETRAS, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, COORDENADORA NACIONAL DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS-PROFLETRAS. ATUA NA ÁREA DE LINGUÍSTICA APLICADA.

MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN BORMANN

DOUTORA EM EDUCAÇÃO. PÓS-DOUTORANDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM. PROFESSORA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESIDENTE KENNEDY (IFESP).