REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL: MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DIVERSAS

Authors:ANA PAULA MENDES ALVES DE CARVALHO 1, GABRIELE CRISTINE CARVALHO 2
Institution1 IFMG - Ouro Branco - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Ouro Branco (Minas Gerais/Brasil), 2 IFMG - Santa Luzia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Santa Luzia (Minas Gerais/Brasil)

Abstract

Os processos de ensino e aprendizagem passaram por grandes mudanças devido às novas tecnologias que foram disseminadas em todos os âmbitos da vida humana, às discussões sobre as metodologias ativas, à criação da BNCC, e à Lei Nº 13.415, conhecida como “O novo ensino médio”. Esse cenário se torna ainda mais complexo nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) que, criados há 10 anos no Brasil, têm desafios próprios, em virtude da diversidade de seu corpo discente. Isto porque, além dos alunos de ensino médio integrado ao técnico que estudam em dois turnos e têm uma carga de disciplinas e de trabalhos extraclasse muito alta, o que exige mais dinamismo e criatividade do docente; há também os alunos dos cursos superiores de tecnologia, bacharelado, licenciaturas e pós-graduação. Nesse sentido, tendo em vista as múltiplas perspectivas e as possibilidades diversas de atuação do professor de ensino básico, técnico e tecnológico, este simpósio tem como objetivo proporcionar um amplo debate entre professores e pesquisadores sobre o ensino de Língua Portuguesa e suas literaturas nos IFs, a partir da discussão de trabalhos (em andamento ou finalizados) que versem sobre: i) discussão/aplicação das metodologias ativas; ii) uso de novas tecnologias em sala de aula; iii) letramento acadêmico; iv) metodologia do ensino de português e formação docente; v) variação linguística e ensino de língua materna; vii) gêneros textuais e ensino, bem como outros temas que possam fomentar reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no contexto em questão.

Keywords: Institutos Federais, Ensino de Língua Portuguesa, Práticas metodológicas


Minicurrículo:

ANA PAULA MENDES ALVES DE CARVALHO

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, é professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ouro Branco, onde tem desenvolvido, sobretudo de forma interdisciplinar, projetos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase na inter-relação língua, cultura e sociedade.



GABRIELE CRISTINE CARVALHO

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora efetiva de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Santa Luzia, onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão.