MULTILETRAMENTOS, ENSINO E AVALIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA EM INTERFACES NO CENÁRIO ESCOLAR

Authors:SUZANA DOS SANTOS GOMES 1, GLÁUCIA MARIA DOS SANTOS JORGE JORGE 2
Institution1 UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (MINAS GERAIS - BRASIL), 2 UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (MINAS GERAIS - BRASIL)

Abstract

O objetivo deste simpósio é congregar professores e pesquisadores interessados em discutir questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da leitura e escrita impressa e/ou digital. A avaliação da proficiência leitora e escritora nos diferentes níveis de ensino tem demandado docentes com conhecimentos mais aprofundados sobre letramentos, multiletramentos, metodologias a serem utilizadas em sala de aula, sobre a linguagem, seu desenvolvimento e funções. Portanto, é relevante ao docente promover a mediação necessária entre os conhecimentos e as capacidades que os discentes já dominam e os que precisam desenvolver para se constituírem como leitores e escritores, agentes de sua história. À escola cabe propiciar as condições necessárias à formação de sujeitos que sejam capazes de refletir sobre o que leem, sobre a realidade que os cerca, conscientizando-se das possibilidades que lhes são oferecidas ou negadas. Coerente com essa perspectiva, pretende-se, neste simpósio, abordar questões implicadas no ensino e avaliação da leitura e da escrita que poderão auxiliar na compreensão da complexidade que se insere nessa prática, visando à formação de um sujeito capaz de responder, com proficiência, as demandas de leitura e escrita impressa ou digital do seu cotidiano. O propósito norteador do simpósio é o diálogo entre aportes teóricos e metodológicos que possam contribuir, nos processos de ensino-aprendizagem e avaliação para o desenvolvimento da compreensão leitora e escritora. Assim sendo, estudos, discussões ou relatos de experiências bem sucedidas ou apresentação e debate de propostas que possam ser efetivamente aplicadas, em todos os níveis de ensino, no desenvolvimento da proficiência em leitura e escrita são bem-vindos. Espera-se que este simpósio oportunize o debate e a troca de experiência sobre a aquisição da compreensão leitora e escritora entre os pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento.

Keywords: Multiletramentos, Ensino, Avaliação, Leitura, Escrita


Minicurrículo:

SUZANA DOS SANTOS GOMES

Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação com Ênfase em Linguística Aplicada (FALE/UFMG). Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Promestre. Membro dos Grupos GAME, UNIVERSITÁTIS e PRODOC. Desenvolve pesquisas sobre políticas públicas, avaliação educacional, docência, tecnologias digitais. O ensino e as práticas de leitura.



GLÁUCIA MARIA DOS SANTOS JORGE JORGE

Professora Associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),graduada em Letras (UFMG) e Pedagogia (UEMG). É Mestre e Doutora em Educação pela UFMG. Professora colaboradora doPROMESTRE/FaE/UFMG. Desenvolve atividades de docência e pesquisas nas áreas de letramentos, linguagens e tecnologias digitais, mídias sociais e mediação tecnológica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Multiletramentos e usos de Tecnologias Digitais da Informação e comunicação na Educação - MULTIDICS.