PERFIL DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: DA FORMAÇÃO ÀS EXIGÊNCIAS DO MERCADO LABORAL

Authors:CATARINA ISABEL SOUSA GASPAR 1, MARGARITA CORREIA 1
Institution1 Universidade de Lisboa - Universidade de Lisboa (Portugal)

Abstract

O ensino de português língua estrangeira (PLE) tem vindo a crescer, tal como o número, a natureza e a tipologia de instituições e de modos de ensino se têm vindo a diversificar. O caráter pluricêntrico da língua portuguesa, hoje politicamente reconhecido e afirmado, contribui para o desenvolvimento de um sistema também ele pluricêntrico de ensino de PLE, que se desenvolve em diferentes regiões do mundo, na América do Sul, na América do Norte, na Europa, em África e também na Ásia, em especial, na República Popular da China. Este simpósio pretende promover o debate em torno dos desafios e diversificação da formação de professores de PLE, neste sistema complexo, sob o ponto de vista da diversidade de instituições que asseguram essa formação e do mercado profissional da área. O debate sobre este tópico interliga-se com as ofertas de cursos de especialização e formação na área de PLE, o público que procura estas formações, a sua empregabilidade (no contexto local, nacional e transnacional) e a forma como o seu perfil se adequa às exigências dos empregadores da área. Ao propormos este simpósio, temos como objetivo promover a discussão sobre o perfil do professor de PLE no mundo atual, entendendo-o como um produto dos programas (de graduação, pós-graduação e especialização) e das escolas (Universidades e outras instituições, públicas e privadas) que fazem a sua formação. Além disso, o perfil do professor de PLE no século XXI deve também ser visto como uma resposta às exigências de um mercado profissional que continua a crescer e a diversificar-se nas mais diversas regiões do mundo.

Keywords: professor, perfil, português língua pluricêntrica, formação, empregabilidade


Minicurrículo:

CATARINA ISABEL SOUSA GASPAR

Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa

Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Clássicos da FLUL, onde é docente desde 2000. É doutorada em Estudos Clássicos pela Universidade de Lisboa. É investigadora do Centro de Estudos Clássicos da mesma Universidade. Foi investigadora no Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE) e sua Subdiretora do CAPLE de 2009 a 2011. Atualmente integra a comissão científica do Programa em Português Língua Estrangeira



MARGARITA CORREIA

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e CELGA-ILTEC (UC)

Professora Auxiliar do Departamento de Linguística Geral e Românica da FLUL, onde é docente desde 1990. É doutorada em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa. É investigadora e membro da direção executiva do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada - CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra, onde coordena a linha temática "Léxico e Modelização Computacional".