LITERATURA E EDUCAÇÃO OS CONCEITOS DE INFÂNCIA E JUVENTUDE NA LITERATURA E OS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

Authors:CRISTIANO CAMILO LOPES 3, JULIANA PÁDUA SILVA MEDEIROS 3
Institution1 CEFT - CEFT (BRASIL), 2 USP - USP (BRASIL), 3 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie (BRASIL)

Abstract

Neste simpósio, busca-se congregar investigações diversas que circundem a esfera da formação do leitor literário, bem como relatos de experiência sobre mediação de obras destinadas para crianças e jovens. Para tanto, refletindo acerca dos desafios da contemporaneidade quanto ao universo da literatura para infância e juventude no ambiente escolar, são bem-vindas pesquisas acadêmicas e práticas da educação que abordem, por exemplo:

  • os conceitos de infância e/ou juventude que subjazem na literatura infantil e juvenil;
  • as inter-relações entre literatura e educação no contexto brasileiro a partir do último quartel do século XX;
  • os desafios que o século XXI impõe tanto para o mediador de leitura quanto para o leitor literário;
  • as práticas de leitura do texto literário em sala de aula perante as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC);
  • os imaginários sobre escola tratados nos livros destinados à infância e juventude;
  • a educação literária e as especificidades do livro infantil e juvenil;
  • a formação do leitor literário em sala de aula;
  • a promoção da experiência literária nos diversos espaços da escola;
  • a mediação de obras literárias que articulam múltiplas linguagens;
  • o leitor e o livro como objeto de arte;
  • a literatura infantil e juvenil na cultura digital;
  • a leitura do livro de imagens;
  • a temática da diversidade nas obras literárias infantis e juvenis;

Keywords: Educação, Formação do Leitor Literário, Leitura, Literatura Infantil e Juvenil;


Minicurrículo:

CRISTIANO CAMILO LOPES

É docente permanente do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e atua como professor-pesquisador na graduação e na pós-graduação Stricto Sensu na mesma instituição. É pós-doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PEPG-LCL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui pós-doutorado (FFLCH-USP, 2016), título de doutor (FFLCH-USP, 2012) e mestre (FFLCH-USP, 2009) em Letras.



JULIANA PÁDUA SILVA MEDEIROS

É doutoranda em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), membro dos grupos de pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (USP) e  O discurso pedagógico de Paulo Freire: confluências (UPM), mestre em Letras, na área de Literatura Infantil e Juvenil, pelo programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (FFLCH-USP), especialista em Literatura e Artes Visuais (UNIFEV) e graduada em Letras (FEF).