MATERIAIS DE ENSINO DE PBE: PANORAMA RETROSPECTIVO E VISÃO PROSPECTIVA

Authors:PATRICIA MARIA CAMPOS DE ALMEIDA 1, NORIMAR PASINI MESQUITA JUDICE 2
Institution1 UFRJ - UFRJ (BRASIL), 2 UFF - UFF (BRASIL)

Abstract

Muitas têm sido as investigações que colocam como seu foco de interesse obras didáticas para ensino de língua estrangeira e, mais especialmente, materiais para ensino de Português do Brasil para Estrangeiros (PBE). As análises desenvolvidas em diferentes perspectivas têm permitido revelar aspectos que ultrapassam as questões de ordem meramente linguística propostas pelos autores dos materiais. Nesse sentido e tendo como foco materiais didáticos de PBE, podemos afirmar que os estudos recentes sobre questões de autoria (Júdice e Almeida, 2016), inserção do texto literário no material didático (Sellan, 2014), representações sociais (Júdice, 2007, 2013; Júdice, Silveira e Sellan, 2010; Lima 2008; Sanson, 2011; Duarte; 2014; Carvalho, 2015; Sanson e Júdice, 2016) ou análises em perspectiva historiográfica (Almeida, 2011), apenas para citar alguns, deixam entrever alguns dos muitos aspectos que podem ser investigados a partir desse objeto de estudo. Podemos, em última instância, considerar que o livro didático de língua estrangeira e, por extensão, aquele que se destina ao ensino do Português do Brasil para Estrangeiros (PBE), é como uma janela que se abre para a possibilidade de investigação de um dado tempo. Por intermédio dessa janela, a partir, obviamente, do discurso do autor do livro didático, podemos ter acesso aos contextos e situações representados, aos valores e às crenças desse autor – que, por sua vez, retratam também o que é vigente em seu tempo – sobre língua, ensino, aprendizagem e cultura, por exemplo. Diante, então, do cenário delineado, objetivamos, com este Simpósio, promover o debate em torno dos materiais para ensino de Português do Brasil para Estrangeiros dividindo-o em dois eixos: (1) panorama retrospectivo e (2) visão prospectiva. Enquanto o primeiro eixo dedica-se a lançar um olhar analítico multifacetado para a produção de que já dispomos, o segundo eixo está voltado para discutir a produção recente de materiais didáticos.

Keywords: Português do Brasil para Estrangeiros, material didático, ensino


Minicurrículo:

PATRICIA MARIA CAMPOS DE ALMEIDA

Professora Associada da Faculdade de Letras, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o corpo docente do Setor de Português Língua Estrangeira. Doutora em Letras pela PUC-Rio. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Fede­ral Fluminense. Desde essa época, lidera – com a Profa. Dra. No­rimar Júdice (UFF) – o grupo de pesquisa Português do Brasil para estrangeiros: estudos e depoimentos sobre o processo de constituição e consolidação da área



NORIMAR PASINI MESQUITA JUDICE

Professora titular da Universidade Federal Fluminense (Niterói- RJ), onde coordena o Programa de Português para Estrangeiros. Presidente da Associação dos Professores de Português para Estrangeiros do Estado do Rio de Janeiro. Lidera, com a Profa. Dra. Patrícia Almeida, o grupo de pesquisa Português do Brasil para estrangeiros: estudos e depoimentos sobre o processo de constituição e consolidação da área