LÉXICO E GRAMÁTICA: CONEXÕES NA ABORDAGEM DE FENÔMENOS DE SIGNIFICADO LINGUÍSTICO

Authors:MAGDIEL MEDEIROS ARAGÃO NETO 1, MORGANA FABÍOLA CAMBRUSSI 2
Institution1 : UFPB - : UFPB – Universidade Federal da Paraíba (BRASIL), 2 UFFS - UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul (BRASIL)

Abstract

Este Simpósio Temático está aberto a receber propostas para socialização de estudos acerca de fenômenos de significado linguístico investigados a partir de interfaces da gramática e do léxico, como entre semântica, sintaxe e morfologia. Além disso, podem ser submetidos trabalhos cuja perspectiva de discussão sobre o significado linguístico esteja atrelada aos estudos de cognição. Cada vez mais profícuos, trabalhos acerca de diversos aspectos da gramática e do léxico de línguas naturais têm contribuído para a compreensão da cognição humana. Do mesmo modo, pode-se dizer que abordagens cognitivas têm contribuído para a compreensão de mecanismos gramaticais e lexicais em geral que operam no processamento linguístico, seja este de aquisição, de produção e/ou de interpretação da linguagem. O objetivo deste Simpósio é criar um espaço de debate orientado principalmente pela pesquisa de descrição e explicação da gramática e do léxico, mas também tem interesse pela abordagem de seus objetos por meio do diálogo com outras áreas da linguística, como a computação e a cognição. Pretendemos alcançar um ambiente produtivo de discussão acadêmica em torno do atual estado de desenvolvimento da gramática e do léxico, capaz de evidenciar a relevância de pesquisas, inclusive de interface, com áreas de estudo voltadas para linguagem humana. Em termos de definição teórica, os trabalhos submetidos podem filiar-se a abordagens diversas (teorias lexicais, gramática cognitiva, gramática de construções, processamento cognitivo da linguagem, simulações computacionais da cognição e linguagem humanas e outras). Por fim, acrescentamos que, dentro do escopo proposto, tanto trabalhos teóricos quanto experimentais são bem-vindos.

Keywords: Léxico, Gramática, Estudos de significação


Minicurrículo:

MAGDIEL MEDEIROS ARAGÃO NETO

Docente de Linguística do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFPB e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. Tem publicações sobre morfologia, semântica, sintaxe e pragmática, e, em parceria com Morgana Cambrussi, é coorganizador dos livros Léxico e Gramática (Ed. CRV, 2011) e Léxico e Gramática: novas interfaces (Ed. CRV, 2014). Atualmente, no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB, desenvolve pesquisa na interface Semântica-Morfologia.



MORGANA FABÍOLA CAMBRUSSI

Doutora em Linguística pela UFSC. Possui experiência em Linguística, com ênfase em Semântica. É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul, vinculada ao Mestrado em Estudos Linguísticos e ao Curso de Letras. É coordenadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Gramaticais e Lexicais e também pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos em Semântica Lexical (NES/PPGLg/UFSC). Em 2018, com Heronides Moura, publicou “Uma breve história da linguística”, Editora Vozes.