A NEOLOGIA – CONTRIBUTOS PARA UM CONHECIMENTO LEXICAL CONTEMPORÂNEO

Authors:IEDA MARIA ALVES 1, MARIA TERESA RIJO DA FONSECA LINO 2, MADALENA TEIXEIRA 3
Institution1 Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (BRASIL), 2 Universidade Nova de Lisboa - Universidade Nova de Lisboa (Portugal), 3 Instituto Politécnico de Santarém/Universidade de - Instituto Politécnico de Santarém/Universidade de Lisboa (Portugal)

Abstract

Muito se tem refletido acerca da neologia, o processo de criação de novas palavras, e sobre as consequências da sua existência e uso. E, com efeito, esta área de estudo tem vindo a revelar-se cada vez mais importante, quer em termos de investigação científica, quer no que respeita às suas implicações na sociedade atual. Como o léxico desempenha um papel essencial na comunicação de qualquer indivíduo, a neologia está presente em todas as nossas atividades. Acompanha o desenvolvimento dos grupos sociais e reflete as tendências novas que surgem, tanto na comunicação entre indivíduos como na que se observa no âmbito das diferentes atividades profissionais.  Pretende-se, assim, que este simpósio seja um espaço de partilha e de discussão, de discursos orais e escritos, relativos a diferentes corpora (literários, científicos, jornalísticos, das redes sociais,...) e a diferentes tipos (neologismos vernaculares ou estrangeirismos) que retratem o quotidiano do cidadão do século XXI, seja na individualidade, seja na diversidade que tão bem o caracteriza. O simpósio acolhe, portanto, estudos que versem sobre a neologia na linguagem corrente, como a que caracteriza a comunicação observada em grupos profissionais, relativas às linguagens de especialidade, que refletem o desenvolvimento das ciências e das técnicas em uma sociedade.

Keywords: competências linguísticas, léxico, neologia, estrangeirismos


Minicurrículo:

IEDA MARIA ALVES

Professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e pesquisadora IA do CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos do Léxico, atuando principalmente nos seguintes temas: neologia, neologismo, lexicologia, lexicografia e terminologia.



MARIA TERESA RIJO DA FONSECA LINO

Professora Catedrática do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, especialidade: Lexicologia e Lexicografia e membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.  Investigadora Responsável do Grupo de “Lexicologia, Lexicografia e Terminologia” do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa



MADALENA TEIXEIRA

Professora Adjunta c/Agregação da Escola Superior de Educação de Santarém e investigadora na Universidade de Lisboa, sendo membro do Conselho Científico da respetiva unidade de investigação. A sua área de interesse prende-se com o estudo da gramática, em particular com o léxico, sobretudo com a temática relacionada com os estrangeirismos.