LINGUAGEM E COGNIÇÃO: TEMPO, ASPECTO E MODALIDADE

Authors:JUSSARA ABRAÇADO 1, NILZA BARROZO DIAS 1
Institution1 Universidade Federal Fluminense - Universidade Federal Fluminense (BRASIL)

Abstract

Este simpósio tem por objetivo criar um espaço para discussão e apresentação de resultados de estudos que se dedicam a fenômenos que envolvem a noção de tempo e /ou de aspecto e /ou de modalidade, nas diferentes variedades do português, pautados na relação entre linguagem e cognição. Considerando-se que o indivíduo necessariamente imprime à fala sua identidade sócio-cultural, no tempo e no espaço, e que as condições de interação e as necessidades discursivas, mediadas pela cognição, influenciam a gramática de uma língua. Nesse sentido, para este simpósio são bem-vindas pesquisas desenvolvidas sob o viés da Linguística Cognitiva e de outras correntes que com a Linguística Cognitiva estabelecem interface, na  esteira de autores como Langacker (1990; 2006), Croft (2001), Bybee (2010),   Traugott (2010), Fauconnier (1999), Lakoff (1980; 1999),  Geeraerts (2005), entre outros. Tendo por referência fenômenos que envolvem a noção de tempo e /ou de aspecto e /ou de modalidade,  são convidados a participar do presente simpósio os trabalhos que se proponham a (i) examinar processos de mudança  em uma ou mais variedades do português em uso; (ii) relacionar (inter)subjetificação a processos de mudança linguística;  e (iii) incitar estudos preocupados em discutir e aprofundar o conhecimento acerca da Linguagem e da cognição humana.

Keywords: tempo, aspecto, modalidade, linguagem, cognição


Minicurrículo:

JUSSARA ABRAÇADO

É Professora Titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense, Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Estágios de Pós-Doutoramento em Linguística Cognitiva na Universidade Católica de Braga e na Universidade Federal de Juiz de Fora. Dedica-se a estudos sobre os seguintes temas: tempo e modalidade, cognição, subjetividade e gramaticalização.



NILZA BARROZO DIAS

Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense de Niterói (1994) e o de Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Área de Sociolinguística- Variação e Mudança Linguística. Cursou um ano do doutorado na University of Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos. Fez Pós-Doutorado na Universidade Católica Portuguesa, Portugal, Área de Semântica Cognitiva. É Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Dedica-se a estudos sobre os seguintes temas: modalidade, subjetividade, gramaticalização; contraste.