ESTUDOS FONÉTICO-EXPERIMENTAIS DO PORTUGUÊS
Authors: | PLÍNIO A. BARBOSA 1, LEÔNIDAS JOSÉ DA SILVA 2,3 | Institution | 1 Universidade Estadual de Campinas - Universidade Estadual de Campinas (Brasil), 2 UNICAMP - UNICAMP (Brasil), 3 UEPB - UEPB (Brasil) |
Abstract
O simpósio congregará trabalhos que se sirvam do método experimental para investigar a diversidade do fonetismo do português, em quaisquer de suas variedades em fenômenos fônicos tão diversos quanto harmonia vocálica, epêntese vocálica ou consonântica, africação de oclusivas, haplologia, contrastes prosódicos entre variedades do portugûes, distorções segmentais e prosódicas do português como língua estrangeira e outras características fonéticas do português.
Incentivam-se especialmente os trabalhos de pesquisa recente, tanto em fala de laboratório quanto em fala espontânea, que abordem os temas acima em conjugação com diferenças linguísticas diversas, diferentes estilos de elocução, atitudes proposicionais e sociais e emoções.
A finalidade é dar um panorama da pesquisa fonética acústica ou articulatória instrumental sobre aspectos segmentais e prosódicos das variedades de nossa língua e de seu uso como língua estrangeira para avançar na compreensão: de elementos comuns e distintos entre as variedades do português, da relação entre a produção e a percepção sonoras, da relação entre formas e funções prosódicas.
Trabalhos experimentais sobre o fonetismo do português têm crescido em número e qualidade ao aliar escolhas adequadas de desenho experimental com análise estatística inferencial que têm contribuído para sedimentar conhecimento sobre a fonética e a fonologia de nossa língua e de suas variedades. É chegado o momento de fazer uma discussão aprofundada sobre aspectos metodológicos, recursos e corpora disponíveis para análise instrumental bem como sobre a formação de pesquisadores na área. São também esses os objetivos desse simpósio.
Keywords: Fonética Instrumental, Português, Método experimental, Prosódia, Ensino de PLE
|