ESTUDOS FONÉTICO-EXPERIMENTAIS DO PORTUGUÊS

Authors:PLÍNIO A. BARBOSA 1, LEÔNIDAS JOSÉ DA SILVA 2,3
Institution1 Universidade Estadual de Campinas - Universidade Estadual de Campinas (Brasil), 2 UNICAMP - UNICAMP (Brasil), 3 UEPB - UEPB (Brasil)

Abstract

O simpósio congregará trabalhos que se sirvam do método experimental para investigar a diversidade do fonetismo do português, em quaisquer de suas variedades em fenômenos fônicos tão diversos quanto harmonia vocálica, epêntese vocálica ou consonântica, africação de oclusivas, haplologia, contrastes prosódicos entre variedades do portugûes, distorções segmentais e prosódicas do português como língua estrangeira e outras características fonéticas do português.

Incentivam-se especialmente os trabalhos de pesquisa recente, tanto em fala de laboratório quanto em fala espontânea, que abordem os temas acima em conjugação com diferenças linguísticas diversas, diferentes estilos de elocução, atitudes proposicionais e sociais e emoções.

A finalidade é dar um panorama da pesquisa fonética acústica ou articulatória instrumental sobre aspectos segmentais e prosódicos das variedades de nossa língua e de seu uso como língua estrangeira para avançar na compreensão: de elementos comuns e distintos entre as variedades do português, da relação entre a produção e a percepção sonoras, da relação entre formas e funções prosódicas.

Trabalhos experimentais sobre o fonetismo do português têm crescido em número e qualidade ao aliar escolhas adequadas de desenho experimental com análise estatística inferencial que têm contribuído para sedimentar conhecimento sobre a fonética e a fonologia de nossa língua e de suas variedades. É chegado o momento de fazer uma discussão aprofundada sobre aspectos metodológicos, recursos e corpora disponíveis para análise instrumental bem como sobre a formação de pesquisadores na área. São também esses os objetivos desse simpósio.

Keywords: Fonética Instrumental, Português, Método experimental, Prosódia, Ensino de PLE


Minicurrículo:

PLÍNIO A. BARBOSA

tem graduação e mestrado em Eng. Eletrônica pelo ITA e doutorado em ciências da fala pelo INP de Grenoble, França. É livre-docente do departamento de Linguística do IEL, UNICAMP. Atua em Fonética experimental, com ênfase em prosódia. É membro da International Phonetic Association e do corpo editorial de periódicos nacionais e internacionais e autor de livros sobre ritmo da fala e Fonética Experimental (com Sandra Madureira).



LEÔNIDAS JOSÉ DA SILVA

Graduado em Letras (Português-Inglês) pela UNESF (2004). Possui Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Linguística (área de concentração: Teoria e Análise Linguística) pela UFPB e Pós-Doutorado (2019) em Fonética Acústica & Experimental pela UNICAMP com ênfase em Prosódia de L2. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual da Paraíba, onde atua no Departamento de Letras (DL/UEPB) e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UEPB)