PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E ENSINO SUPERIOR

Authors:SUELI FERNANDES 1, MARIA CRISTINA DA CUNHA PEREIRA 2
Institution1 UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (PARANÁ - BRASIL), 2 PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (SÃO PAULO - BRASIL)

Abstract

O ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita do português como segunda língua para estudantes surdos têm sido temas recorrentes no campo das políticas linguísticas e educacionais, na agenda política do movimento surdo mundial e no meio da produção do conhecimento acadêmico. Esse cenário tem provocadoa reflexão de professores e pesquisadores em busca de concepções de linguagem e de ensino que subsidiem a efetivação de programas de educação bilíngue para surdos (Língua de Sinais/Língua portuguesa na modalidade escrita), na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), os quais promovam a aprendizagem dos alunos. Diante desses elementos, este simpósio objetiva acolher investigações que tenham como objeto a práxis no ensino, e consequentemente na aprendizagem, do português escrito como segunda língua para surdos,a partir da mediação da Língua de Sinais como língua principal do processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita para surdos. As propostas de comunicação contemplarão trabalhos que tenham como foco a dimensão metodológica e de produção de materiais didáticos para o ensino/aprendizagem de português como segunda língua, no âmbito das políticas e das práticas de educação bilíngue para surdos, na educação básica e no ensino superior. Com esta proposta buscamos aproximar e compartilhar investigações e práticas desenvolvidas por pesquisadores e professores, ampliando o debate da pedagogia linguística em contextos de pluralidade cultural e multilíngue, que envolvam estudantes surdos, aprendizes de portuguê como segunda língua.

Keywords: português como segunda língua, Educação bilíngue para surdos, Ensino da Língua Portuguesa para surdos, Leitura e escrita


Minicurrículo:

SUELI FERNANDES

Doutora em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná; Professora do Setor Ciências Humanas/Coordenação do Curso de Letras Libras (UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação/Linha Educação - Diversidade, Diferença e Desigualdade Social (UFPR). Pesquisadora na área de Educação Especial, Educação Bilíngue para Surdos e Letramento/Ensino de português como segunda língua para surdos. Autora de livros na área da educação especial e educação de surdos.

 



MARIA CRISTINA DA CUNHA PEREIRA

Doutora em Linguística, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora titular da PUC-SP. Linguista do Instituto Educacional São Paulo-Escola Bilíngue de Educação Básica para Surdos, da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (IESP-DERDIC-PUCSP). Pesquisadora na área da surdez, com publicações sobre Língua Brasileira de Sinais e Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa para surdos. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Surdez, cadastrado no CNPq, em 2002.