FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors:DÉBORA LIBERATO ARRUDA 1, NUKÁCIA MEYRE SILVA ARAÚJO 1
Institution1 UECE - Universidade Estadual do Ceará (CEARÁ/BRASIL)

Abstract

Tendo em vista as inúmeras possibilidades de criação de ferramentas digitais que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, muitas investigações e estudos estão sendo desenvolvidos sobre a elaboração de conteúdos didáticos digitais (CDD) destinados ao ensino de Língua Portuguesa (LP). Esse processo de criação, porém, não deve ser realizado de forma intuitiva, isto é, sem uma análise dos fatores conceituais, linguísticos, textual-discursivos e pragmáticos que intervêm na escrita/produção dos recursos digitais. A partir dessa premissa, o simpósio Ferramentas para o ensino de Língua Portuguesa (LP) tem como objetivo agregar investigações que tratem de materiais didáticos digitais (MDD) para o ensino de LP em mídia digital ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Este simpósio visa assim congregar pesquisas no âmbito de linguagem, tecnologia, ensino e letramento digital – as quais, numa perspectiva sociointeracionista de linguagem, envolvam estudos sobre a criação, o desenvolvimento, a interatividade e a testagem de Objetos de Aprendizagem (OAs), de Conteúdos Didáticos Digitais (CDD) e de tecnologias digitais móveis para o ensino de escrita e de leitura em LP; o recurso da Gamificação para o ensino-aprendizagem; bem como a análise/produção de materiais didáticos digitais destinados ao ensino de LP. Queremos ainda levantar uma discussão acerca dos aspectos da produção de materiais didáticos digitais, tais como a didatização/transposição/retextualização de gêneros textuais; a revisão/editoração/design na produção de MDD; o desenvolvimento da escrita e da autoria dos recursos digitais; e a divulgação/análise de materiais digitais em Repositórios Educacionais Abertos (REAs).

 

Keywords: Ferramentas digitais, Material didático digital, Objetos de Aprendizagem , Gamificação , Ensino de Língua Portuguesa


Minicurrículo:

DÉBORA LIBERATO ARRUDA

Doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE) e da Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. Membro do Grupo de Pesquisa Linguística, Ensino e Tecnologia (Lent-UECE). Membro do corpo editorial da Revista Linguagem em Foco. Graduada em Letras com especialização em Ensino de Língua Portuguesa (UECE) e Pós-Graduação em Didática e Metodologia pela Universidade de Valência-Espanha (UV).



NUKÁCIA MEYRE SILVA ARAÚJO
Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atuou como coordenadora do Mestrado Profissional em Letras/UECE de 2013 a 2016. Desenvolve pesquisas na área de ensino e novas tecnologias, produção de material didático digital (CDD).