SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA: ESTUDOS DA SIGNIFICAÇÃO E SUAS INTERFACES

Authors:MÔNICA MANO TRINDADE FERRAZ 1, ERIVALDO NASCIMENTO 1, MARIA VANICE BARBOSA 2
Institution1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Paraíba/Brasil), 2 UFERSA - Universidade Rural do Semi árido (RN/Brasil)

Abstract

Pretendemos promover a apresentação e a discussão de pesquisas em Semântica e em Pragmática, podendo ser estas de natureza teórica, descritiva ou aplicada. Serão aceitos trabalhos que estejam relacionados às diversas áreas e teorias semânticas, como a Semântica Formal, a Semântica Cognitiva, a Semântica Enunciativa, a Semântica Argumentativa, a Semântica Lexical, a Semântica Cultural, a Semântica Computacional, entre outras, tanto quanto trabalhos em teorias da pragmática, seja na vertente ilocucional ou na conversacional. Os trabalhos de natureza teórica podem conter descrição e análise de dados ou fenômenos linguísticos, com ou sem interface com outros componentes da gramática, tais como a fonologia, a morfologia, a sintaxe, bem como a própria interface semântico/pragmática. Além disso, serão aceitos estudos que discutam a relação entre essas teorias e o ensino. Assim, esperam-se trabalhos de análise de texto, em que se considerem os recursos da significação como os elementos responsáveis pela constituição do sentido do gênero textual específico selecionado como corpus para análise. Ainda preveem-se trabalhos que discutam as propostas de análise que visem à contribuição da semântica e da pragmática nas práticas de sala de aula no ensino da língua portuguesa, seja como língua materna ou como língua estrangeira, considerando as atividades de leitura, escrita, e análise linguística. Enfim, trata-se de um amplo debate com trabalhos que busquem verificar a abrangência e a relevância das atuais pesquisas na temática da significação, pautadas em suas diversas teorias.

Keywords: Semântica, Pragmática, Sentido , Significação


Minicurrículo:

MÔNICA MANO TRINDADE FERRAZ

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é professora na Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) e líder do Grupo de Pesquisa Semântica, léxico e cognição da UFPB.  Atua na área de Semântica, desenvolvendo os projetos de pesquisa: Estudos Lexicais – da discussão teórica à aplicação e Semântica e Ensino.



ERIVALDO NASCIMENTO

possui Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Buenos Aires (Argentina). É Professor Associado da UFPB, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e ao Mestrado Profissional em Letras. Desenvolve pesquisas nas áreas de Semântica Argumentativa e Linguística Aplicada, nas quais publicou livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais.

 



MARIA VANICE BARBOSA

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), da UFPB, possui Licenciatura  em Letras com Habilitação em Língua Vernácula e Língua Inglesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica Argumentativa e Pragmática, com trabalhos publicados em eventos nacionais e internacionais. É professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e  do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), junto à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).