SEMIÓTICA DISCURSIVA: PRÁTICAS E OBJETOS

Authors:MARIA LUCELI FARIA BATISTOTE 1, LUCIANA MARIA CRESTANI 2
Institution1 UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Mato Grosso do Sul/Brasil), 2 UPF - Universidade de Passo Fundo (Rio Grande do Sul/Brasil)

Abstract

Este simpósio tem por objetivo propor discussões sobre o modelo teórico da Semiótica Discursiva, com vistas à sua aplicação em distintas formas de manifestação textual. Como um aporte teórico em que se pode alicerçar análises, busca-se adentrar, nos diferentes planos de expressão, no universo da significação, construindo, desconstruindo, acessando, assim, os sentidos nos diversos textos verbais ou imagéticos. Nessa perspectiva, os estudos dos sentidos do texto ultrapassam o “parecer do sentido” do objeto de significação e exploram os aspectos enunciativos, narrativos, figurativos, passionais e plásticos. Percebe-se um contemplar de elementos do mundo natural e aqueles produzidos pela cultura, buscando perscrutar como são representados e de que maneira são apreendidos pelo homem. Este aparato teórico-metodológico apresenta-se como uma chave nos estudos para a compreensão dos sentidos do texto, visto que abrange do plano da expressão ao plano do conteúdo. Conceituando “texto” como “um todo significativo”, esta teoria proporciona, por meio de sua estrutura teórica, critérios de abordagem dos objetos de significação e caminhos de acessibilidade aos sentidos. Pretende-se, assim, verificar como o sentido se produz em diferentes textos, no âmbito de várias práticas, formas de vida e culturas. Dessa forma, serão bem vindas contribuições que versem sobre formas de manifestação do texto verbal (literário, midiático, político, religioso, entre outros), do texto não verbal/visual e do texto sincrético, bem como relacionadas a estudos de vertentes da sociossemiótica e da tensiva.

 

Keywords: Semiótica discursiva, textos, efeitos de sentido


Minicurrículo:

MARIA LUCELI FARIA BATISTOTE

Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa – pela UNESP/Araraquara (2008); estágio de pós-doutoramento em Linguística – UFSCar (2015). Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando na graduação no curso de Letras e na pós-graduação no Mestrado em Estudos de Linguagens. Coordena o SEMIOMS - Grupo de Pesquisa de Semiótica em Mato Grosso Sul e desenvolve pesquisas nas áreas de Semiótica Discursiva e Análise de Discurso.



LUCIANA MARIA CRESTANI

Luciana Maria Crestani possui pós-doutorado pela UNESP - Marília, Doutorado em Letras pela UPM - SP, Mestrado em Educação pela UPF- RS. É professora na Graduação e na Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo - RS. Orienta e desenvolve pesquisas no viés da semiótica discursiva, principalmente sobre discurso e enunciação, tematização e figurativização, sincretismo de linguagens, relacionando, também, tais perspectivas ao ensino da leitura no processo de formação docente.