PROPOSTAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA NATIVOS E NÃO NATIVOS

Authors:DARCILIA SIMÕES 1,3, PAULO OSÓRIO 2
Institution1 UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RIO DE JANEIRO/BRASIL), 2 UBI - UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR (PORTUGAL), 3 UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (GOIÁS/ BRASIL)

Abstract

Tomando por referência as pesquisas mais recentes sobre o ensino da língua portuguesa (como língua materna e não materna), observada a variação linguística, o pluricentrismo do português e a expansão atual da língua no mundo, convidamos os pesquisadores a apresentarem os seus projetos (em andamento ou concluídos) que possam contribuir para uma melhoria das práticas pedagógicas perante um público de falantes nativos e não nativos do português. Uma das metas deste simpósio é auxiliar a prática didática de língua portuguesa, dentro e fora dos países lusófonos, com vista a auxiliar a difusão, divulgação e consequente expansão de falantes em torno do mundo. Outra meta é viabilizar a apresentação de propostas de trabalho fulcradas em teoria diversas e enriquecidas pela experiência de docentes e pesquisadores que se dedicam a essa grande área de estudos: a língua portuguesa para falantes nativos e não nativos. Uma terceira meta é reunirem-se os trabalhos apresentados em uma publicação que documente as comunicações que integrarem o simpósio. Optar-se-á, preferencialmente, por trabalhos que apresentem inovações teórico-metodológicas testadas e comprovadas e aceitar-se-ão os vários enfoques teóricos na descrição linguística para posteriores aplicações didáticas. O simpósio proposto integrar-se-á nas correntes epistémicas e metodológicas dos estudos de Linguística Aplicada que têm, aliás, sido alvo de muitos estudos em Portugal e no Brasil.

Keywords: Língua portuguesa, Prática Pedagógica, Ensino a nativos e não nativos, Teorias e metodologias no ensino da líng


Minicurrículo:

DARCILIA SIMÕES

PROCIENTISTA. Presidente da AILP (2014-2017). Professora Titular de Língua Portuguesa do Instituto de Letras –UERJ. Professora colaboradora do POSLLI-UEG. Pós-doutora: Linguística (UFC, 2009) e Comunicação & Semiótica (PUC-SP, 2007); Doutora em Letras Vernáculas (UFRJ, 1994), Mestre em Letras (UFF, 1985). Coordena LABSEM-UERJ e Publicações Dialogarts. Líder do GrPesq SELEPROT (Base CNPq). Vice-coordenadora do GT–EAPLA (ANPOLL). Membro de(a): AOTP; AFLIR; FELS; ALFAL; ASFAL;  SBPC; ABRALIN; ALAB; ABES e ABEC.



PAULO OSÓRIO

Professor Associado com Agregação, Universidade da Beira Interior (Departamento de Letras). ÁREAS: Linguística Histórica, História da Língua Portuguesa; Aprendizagem do Português língua não-materna. Formação: Agregação em Linguística Portuguesa (Linguística Histórica), 2009; Doutoramento em Linguística Portuguesa, Universidade da Beira Interior, 2002; Mestrado em Linguística Portuguesa (Sintaxe Histórica), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1998; Licenciatura em Humanidades – Português, Latim e Grego, Faculdade de Letras da Universidade Católica Portuguesa, 1994