FORMAÇÃO PELA ESCRITA DE SI E PELA LITERATURA: ESPAÇOS DE INVENÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO

Authors:MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE CAMARGO 2, ELIANE APARECIDA BACOCINA 1
Institution1 IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (São Paulo/ Brasil), 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista (São Paulo/ Brasil)

Abstract

O Simpósio propõe abarcar discussões a partir da imersão em escritos (auto) biográficos, considerando diários publicados, correspondências publicadas, textos literários, textos-ensaios, textos científicos, com vistas à reflexão que tais objetos culturais podem trazer para uma escrita de si, como processo de formação. Tal imersão pode ocorrer pela reflexão que os processos da escrita carregam, tendo em vista que a análise desses processos pode abrir perspectivas investigativas no campo e no fazer da linguagem, como instância dos estudos da Língua Portuguesa. Tem como objetivos apreender a contribuição que os processos da escrita podem trazer para a formação intelectual, cultural, acadêmica, considerando-a no campo de estudos da linguagem, da experiência e da subjetividade. Serão bem-vindas pesquisas que dialoguem com referenciais que consideram a linguagem em seu sentido dialógico e como espaço de interlocução e troca de saberes, na permanente metamorfose de quem escreve e lê, fundada na auto-narração que pode ser lida [e interpretada] nos referidos objetos materiais situados no campo da linguagem (BAKHTIN, 1981; 2003; FOUCAULT, 2000; 2009); como movimentos infinitos, encenações (de si), experimentações (de si) (DELEUZE & GUATTARI, 2004); assim como ancoradas no conceito de experiência (LARROSA; BENJAMIN) ou compreendidas no campo da história cultural (CHARTIER; CERTEAU).  Espera-se que os trabalhos possam ampliar diálogos sobre os estudos de Língua Portuguesa e literatura, a partir de concepções de linguagem que possibilitem espaços de criação, experimentação e formação.

Keywords: Escritos (auto) biográficos, Literatura, Práticas de Escrita, Experimentação, Formação pela escrita


Minicurrículo:

MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE CAMARGO

Professora Adjunta e Pesquisadora na Graduação e Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Instituto de Biociências, Departamento de Educação, Rio Claro. Integra a linha de pesquisa: Linguagem –– Experiência – Memória – Formação. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação (CNPq). Editora da Revista Educação: Teoria e Prática.



ELIANE APARECIDA BACOCINA

Professora da área de Educação/Pedagogia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, atuando no curso de Pedagogia - Câmpus Boituva. Doutorado em Educação pela  Universidade Estadual Paulista – UNESP, Instituto de Biociências, Departamento de Educação, Rio Claro. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação (CNPq).