LETRAMENTO(S) ACADÊMICOS: ANÁLISE, PRODUÇÃO E ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS

Authors:MARISTELA JUCHUM 1, SIMONE SOARES 2
Institution1 UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari (Rio Grande do Sul/Brasil), 2 UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul/Brasil)

Abstract

Nos últimos anos, pesquisadores e professores vêm demonstrando uma maior preocupação em relação à leitura e à escrita dos alunos que ingressam na universidade. Dentre as razões, está o fato de as práticas e eventos de letramentos que orientam a vida na universidade se apresentarem, em geral, como novos para o estudante de graduação. Os Estudos dos letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998, 2006, LILLIS, 2003, ZAVALA, 2009, FISCHER, 2010, FIAD, 2011, 2013) ao questionarem a forma de resolver as dificuldades enfrentadas pelos alunos pretendem contemplar os diferentes modos com que os participantes, tanto estudantes como profissionais das universidades, interpretam e se engajam com a diversificada gama de textos associados às práticas letradas realizadas nas universidades, estabelecendo, portanto, um recorte mais social para os estudos dos letramentos acadêmicos. Bakhtin (1997) tece um forte e conhecido argumento para se repensar certa maneira com que se lida com as dificuldades de leitura e escrita dos alunos na universidade. Segundo o autor, o domínio de um gênero é uma forma de ação social. Isso significa que é possível ter um bom domínio da língua, mas ser inexperiente na atividade de moldar os gêneros. Assim, este Simpósio busca reunir professores da Educação Superior e pesquisadores de áreas afins, interessados em expor experiências vivenciadas, pesquisas concluídas ou em andamento, no intuito de estabelecer um espaço de exposição e reflexão de práticas pedagógicas relacionadas ao ensino da leitura e da escrita no contexto acadêmico.

 

Keywords: letramentos, leitura e escrita, gêneros discursivos


Minicurrículo:

MARISTELA JUCHUM

Possui doutorado em Letras, especialidade em Linguística Aplicada/UFRGS. É professora do curso de Letras da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES. Integra o grupo de pesquisa Socialização da linguagem e letramentos (SOLL), coordenado pela professora Drª Luciene Simões, da UFRGS. Atua como colaboradora no projeto “Os textos circulantes no curso de geografia da UFSM na perspectiva de alunos e professores: construção de letramento acadêmico”, coordenado pela professora Drª Simone Soares.



SIMONE SOARES

Possui doutorado em Letras na área de Linguística Aplicada (UFRGS). É docente do curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, atuando, sobretudo, em disciplinas de leitura e produção de textos. Coordena o projeto intitulado “Os textos circulantes no curso de geografia da UFSM na perspectiva de alunos e professores: construção do letramento acadêmico” e atua em disciplinas.