CONECTIVOS E CONEXÃO DE ORAÇÕES EM PERSPECTIVA FUNCIONAL

Authors:IVO DA COSTA DO ROSÁRIO 1, ANA BEATRIZ ARENA 2
Institution1 UFF - Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro / Brasil), 2 UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro / Brasil)

Abstract

O objetivo deste simpósio é oferecer um lócus especializado à discussão tanto dos elementos gramaticais que têm o papel de conectar palavras, sentenças e construções em língua portuguesa (advérbios, preposições, conjunções, operadores, marcadores) quanto dos processos de integração oracional (subordinação, coordenação, hipotaxe, correlação, justaposição etc.). Os trabalhos deverão estar filiados ao Funcionalismo, em alguma de suas vertentes: no âmbito da gramaticalização (HOPPER; TRAUGOTT, 1997; HEINE, 2003), da lexicalização (BRINTON; TRAUGOTT, 2005), da construcionalização ou das mudanças construcionais (TRAUGOTT, 2007; TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013; TROUSDALE, 2014). O Funcionalismo é um grande campo de estudos em que os dados reais de fala e escrita ganham proeminência nas pesquisas de base teórica e empírica (ROSÁRIO, 2015). Um de seus braços mais recentes é a Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), que amalgama em seu escopo as contribuições clássicas da vertente norte-americana e as mais recentes investigações da Gramática de Construções e da Linguística Cognitiva (CEZÁRIO; FURTADO DA CUNHA, 2013; ROSÁRIO; OLIVEIRA, 2016). A Linguística Funcional conta com um grande número de categorias analíticas, concebidas em uma perspectiva de gradiência, com limites fluidos. Dentre os conceitos abarcados por esse corpo teórico, podemos citar alguns como a analogização e a neoanálise por um lado, e a produtividade, a composicionalidade e a esquematicidade por outro. Serão aceitos trabalhos baseados em corpora de alguma das variedades da língua portuguesa, modalidade falada e/ou escrita, tanto em perspectiva sincrônica quanto diacrônica.

Keywords: Linguística Funcional Centrada no Uso, conectivos, conexão de orações, morfossintaxe


Minicurrículo:

IVO DA COSTA DO ROSÁRIO

Mestre e doutor em Letras e em Língua Portuguesa. Professor adjunto de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Coordenador do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações e pesquisador do Grupo de Estudos Discurso e Gramática. Autor de capítulos e artigos sobre integração de orações, correlação sob a perspectiva da abordagem construcional da gramática.



ANA BEATRIZ ARENA

Mestre e doutora em Língua Portuguesa. Professora adjunta de Língua Portuguesa na Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações e pesquisadora do Grupo de Estudos Discurso e Gramática. Autora de capítulos de livros e artigos sobre conectores não canônicos na expressão de resultado, na perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU).