LÉXICO, ONOMÁSTICA, VARIAÇÃO E ENSINO

Authors:KARYLLEILA DOS SANTOS ANDRADE 2,1, DANIEL MARRA 2,1
Institution1 IFTO/UFT - Daniel Marra (Tocantins/Brasil), 2 UFT - Karylleila dos Santos Andrade (Tocantins/Brasil)

Abstract

O léxico reflete a cultura de um povo pela forma como se dá o processo de nomeação de dada realidade, permitindo a identificação de traços linguístico-sociais nas práticas interacionais cotidianas. A língua, percebida como um sistema aberto, está sempre propensa às transformações pelas quais a sociedade passa. Para compreender o constante movimento da língua é preciso ter em mente que o seu uso leva a variações e essas produzem determinadas mudanças. Uma forma de pensar o estudo do léxico, portanto, é associando as palavras e as expressões aos diferentes níveis. Em português, há muitas diferenças no uso da língua, especialmente na fala, que são perceptíveis no léxico, na pronúncia e na composição de frases. Por ser a língua dinâmica, é natural a existência de variações que decorrem de fatores como a região geográfica, o nível cultural, a idade, a classe social, o sexo e o contexto. O objetivo deste simpósio é refletir, nas discussões propostas, a dimensão da teoria lexical e suas relações morfo-semânticas, discursivas, contextuais e pragmáticas. Além disso, estão previstas discussões do léxico vinculadas, especialmente, à variação linguística, à dinamicidade e criatividade, à nomeação dos lugares e pessoas. E, por fim, propomo-nos a tratar o estudo do léxico enquanto recurso para aprimoramento de competências e de habilidades linguísticas dos sujeitos dentro de sala de aula.

Keywords: LÉXICO, ONOMÁSTICA, ONOMÁSTICA e ENSINO


Minicurrículo:

KARYLLEILA DOS SANTOS ANDRADE

Karylleila Dos Santos Andrade

Mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo. Atualmente é profa. associada II da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos do léxico, atuando principalmente nas seguintes áreas: toponímia, etnolinguistica e temáticas do léxico voltadas ao ensino. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras de UFT, câmpus de Porto Nacional e de Araguaína. Bolsista Produtividade PQ2 CNPq.



DANIEL MARRA

Mestrado e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal do Goiás. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Goiás (2013-2014) e, atualmente, é Visiting Research Fellow na Universidade de Sidney, Austrália (2018-2019). Professor EBTT do Instituto Federal do Tocantins, Campus - Palmas, tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, Historiografia e Filosofia da Linguagem. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT.