SOCIOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA

Authors:JOSANE MOREIRA DE OLIVEIRA 1,2, SILVANA SOARES COSTA RIBEIRO 2, MARCELA MOURA TORRES PAIM 2
Institution1 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana (Bahia / Brasil), 2 UFBA - Universidade Federal da Bahia (Bahia / Brasil)

Abstract

A Sociolinguística e a Dialetologia têm se revelado áreas interdisciplinares e bastante frutíferas entre os estudiosos da Língua Portuguesa., seja no Brasil ou no Mundo. Considerando que as línguas variam e mudam e que refletem variações e mudanças na sociedade e no espaço geográfico, análises que se concentrem nessas inter-relações têm conseguido discutir e explicar a diversidade linguística bem como contribuir para a sua abordagem na esfera da Educação e no estabelecimento de Políticas Linguísticas para o Português. Este Simpósio propõe-se a congregar trabalhos que versem sobre discussões teórico-metodológicas e sobre o tratamento e a análise qualitativa e quantitativa de dados da língua em uso em suas modalidades oral e/ou escita, seja do ponto de vista sincrônico seja do ponto de vista diacrônico. São bem-vindas as comunicações que abordem discussões teórico-metodológicas nos campos da Sociolinguística e/ou da Dialetologia bem como trabalhos que apresentem resultados de análises empíricas de dados linguísticos de variedades do Português, nos vários níveis gramaticais (fonético-fonológico, morfológico, morfossintático, sintático e/ou léxico-semântico), que evidenciem sua relação com o eixo social e/ou com o eixo diatópico da variação e da mudança. O objetivo deste Simpósio é promover a troca de experiências na pesquisa quali-quantitativa e contribuir para o avanço dos estudos nos dois campos do saber aqui propostos, unindo investigadores da/na diversidade linguística do Português.

Keywords: Sociolinguística, Dialetologia, Geolinguística, Variação e Mudança Limguística, Análise de Dados


Minicurrículo:

JOSANE MOREIRA DE OLIVEIRA

Josane Moreira de Oliveira é doutora em Letras pela UFRJ (2006) e pós-doutora pela UFBA (2017). É professora e pesquisadora da UEFS (graduação e pós-graduação) e da UFBA (pós-graduação). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nas áreas de Sociolinguística, Variação e Mudança, Gramaticalização, Linguística Histórica e Comparação de Variedades do Português e de Línguas. Integra o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB).



SILVANA SOARES COSTA RIBEIRO

Silvana Soares Costa Ribeiro é doutora em Letras pela UFBA (2012) e pós-doutora pela Université de Paris 13/UFMS (2018). É professora e pesquisadora da UFBA (graduação e pós-graduação). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nas áreas de Diversidade Linguística, Dialetologia, Geolinguística, Sociolinguística, Análise da Conversação, Análise Textual e Lexicologia. Integra o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB).



MARCELA MOURA TORRES PAIM

Marcela Moura Torres Paim é doutora em Letras pela UFBA (2007) e pós-doutora pela UEFS (2019). É professora e pesquisadora da UFBA (graduação e pós-graduação). Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nas áreas de Diversidade Linguística, Dialetologia, Geolinguística, Sociolinguística, Lexicologia e Fraseologia. Integra o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (AliB).