"O PORTUGUÊS SÃO DOIS: O OUTRO É MISTÉRIO": EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA

Authors:ANDREIA DA SILVA SANTOS 1
Institution1 FIS - Faculdade de Integração do Sertão (Pernambuco-Brasil), 2 Unifavip-Wyden - Centro Universitário Unifavip- Wyden (Pernambuco-Brasil)

Abstract

A nós cabe o privilégio de termos o português que são dois, mas temos a difícil missão de descobrir o que é este outro, sempre um mistério, parafraseando com isso, o trecho do verso "Aula de Português" de Carlos Drummond de Andrade. E em meio a estes mistérios que podem ser interpretados como espaços, diversidade, multiplicidade e por que não dizer dificuldade de entender este idioma imenso. Atentando-se a isto, pode-se perceber que quando o docente tenta decifrar/ensinar a Língua Portuguesa, muitas vezes ele não leva em consideração "o português" que o outro carrega em si. Ao desmerecer este nível, ou menosprezá-lo, o professor pode prejudicar o aprendizado, por preconceito ou por desconhecimento, muitas vezes isso é refletido no desempenho ou na impossibildiade de realizar atividades. Assim, este simpósio tem como propósito apresentar as muitas experiências do ensino da Língua Portuguesa, principalmente aquelas que privilegiam as diferenças,  a alteridade, que observam a diversidade cultural e  trazem para a sala de aula, algo mais próximo ao dia a dia do aluno e não somente o cânone (que também deve ser percebido e estudado).  Interessa-nos principalmente as práticas que enaltecem a experiência da Língua Portuguesa em contato com outras linguagens, outras artes  e outras possibilidades. 

Keywords: Português, sala de aula, experiências


Minicurrículo:

ANDREIA DA SILVA SANTOS

Graduada em Comunicação Social, Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Especialista em Literatura e Estudos Culturais (UEPB), Mestre em Literatura e Interculturalidade (UEPB), Doutora em Literatura e Interculturalidade (UEPB).